Exércitos Brasileiro e dos Estados Unidos participam de treinamento nos municípios paulistas e em Resende

0

RESENDE

O Exército Brasileiro e dos Estados Unidos da América iniciam nesta segunda-feira, dia 6, um treinamento militar em território brasileiro. O exercício combinado denominado CORE 21 (Combined Operations and Rotation Exercise) tem como principal objetivo o treinamento das forças de prontidão e o aprimoramento dos sistemas operacional da força terrestre do Exército brasileiro. Será o primeiro exercício combinado de tropas norte-americanas na América Latina. O treinamento segue até o próximo dia 16 e vai contar com uma Operação Aeromóvel (com emprego de helicópteros), nas cidades paulistas de Lorena e Cachoeira Paulista e em Resende, no Estado do Rio de Janeiro. Quase mil militares estarão participando das atividades.

De acordo com a Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Sudeste, o Core 21 será o primeiro exercício combinado executado por tropa dos Estados Unidos na América Latina. O treinamento será conduzido por uma força-tarefa do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), sediado em Lorena, tendo incorporada uma Companhia de Fuzileiros da 101ª Divisão de Assalto Aéreo (101st Airborne Division) do Exército dos Estados Unidos. O efetivo será de aproximadamente 990 militares, sendo 750 brasileiros e 240 norte-americanos. “O Core 21 é resultado de um programa de cooperação em adestramento militar que estipulou um exercício combinado anual até o ano de 2028. Esse programa militar combinado permite a interoperabilidade das tropas brasileiras e norte-americanas, configurando um vetor para desenvolvimento da doutrina militar brasileira, além de uma interação com um ator de destaque para a Estratégia Nacional de Defesa e para a política externa brasileira”, informou a Seção de Comunicação.

DECRETO DO PRESIDENTE

O presidente Jair Bolsonaro, assinou em 13 de outubro, o Decreto n.º 10.834, autorizando o ingresso e a permanência temporária de forças militares dos Estados Unidos da América no território nacional para participar em conjunto com o Exército Brasileiro do exercício de adestramento combinado Core 21 no período de 28 de novembro a 18 de dezembro. Ao todo 240 militares norte-americanos participarão do exercício militar.

De acordo com o decreto, a tropa norte-americana vai entrar no país trazendo armamentos, munições, acessórios, dispositivos ópticos, sensores e equipamentos de comunicação a serem usados na atividade conjunta.

ATIVIDADES

A abertura do Core acontece às 14 horas, no 5º Batalhão de Infantaria Leve, localizado no bairro Cruz, em Lorena. Já na terça-feira, dia 7, às 8 horas, acontece o treinamento “Assalto Aeromóvel”. O exercício será realizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Cachoeira Paulista.

Já na quarta-feira, dia 8, os militares estarão realizando o treinamento na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende. A partir das 9h30min, eles participam da “Demonstração de Tiro Defensivo”. Às 13 horas acontece a visita às tropas no terreno da Academia. No domingo, dia 12, haverá treinamento de “Pista de Combate a Localidade”, às 5h30min. Enquanto que na segunda-feira, dia 13, às 13 horas, haverá “Tiro de Fração”. Na terça-feira, dia 14, será realizado o “Tiro de Integração”.

O encerramento do Core 2021 acontece na quinta-feira, dia 16, às 10 horas, na Aman.