Executivo apresenta no legislativo Plano para Infância e Adolescência de Resende

0

RESENDE 

A Comissão para a Criança e o Adolescente da Câmara de Vereadores recebeu, na terça-feira, dia 23, do Poder Executivo o Plano para a Infância e Adolescência de Resende. O plano estabelece políticas públicas para esse público para o período de dez anos e foi apresentado pelas representantes da Comissão Prefeito Amigo da Criança criada pelo governo municipal, Jéssica Müller e Cintia Emi Inagaki.

Presidida pelo vereador Tiago Vieira da Silva, o Tisga (DEM), composta também por Jorge Luís Pinto Ferreira, o Jorginho (PL) e Sandro Ritton (DEM), além do vereador Roque Cerqueira (PL) como suplente, a Comissão para a Criança e o Adolescente foi convidada a opinar sobre o plano e dar sugestões nos próximos dias. “A ideia é trazer as propostas ao conhecimento da comissão e promover o diálogo com o Legislativo antes de que sejam enviadas formalmente à Câmara de Vereadores na forma de projeto de lei”, explicou Jéssica, acrescentando que a durabilidade de dez anos do plano tem a função de evitar que avanços alcançados a cada administração sejam comprometidos pela troca de prefeito.

O Plano Municipal para Infância e Adolescência conta com três pilares: promoção da vida saudável, educação de qualidade e proteção em situações de risco. As ações previstas para alcançar tais objetivos incluem: aumentar anualmente o número de nutricionistas da secretaria da Saúde, oferecer passe livre para o público infantil e jovem que participa das atividades de esporte e lazer oferecidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), desburocratizar o fundo mantido pela Fundação Conselho Fundacional para a Infância e a Adolescência de Resende (Confiar), reservar vagas nos programas da fundação para o público mais carente, criar vagas em creches por meio de obras de ampliação e construção de novas unidades, entre outras.

Na área do Esporte e Lazer, o plano destacou entre as medidas já adotadas pela Prefeitura em benefício da infância e da adolescência a realização da Semana Municipal da Criança, em atendimento a uma lei de autoria do vereador Tisga. A lei em questão institui a segunda semana de outubro como a Semana Municipal da Criança, que consiste na realização de eventos gratuitos para levar diversão e informação a esse público. “É uma satisfação saber que já estamos contribuindo para a qualidade de vida das nossas crianças; esperamos enriquecer ainda mais o Plano para a Infância e Adolescência de Resende e trabalhar para que seja aprovado pela Câmara Municipal na forma de projeto de lei em breve”, comentou o parlamentar.

Deixe um Comentário