RESENDE
A Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) está comemorando a aprovação no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) de uma indicação da deputada estadual Marina do MST solicitando ao Governo do Estado, a implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) no município. O anteprojeto foi aprovado nesta terça-feira, dia 20.
Durante visita a Resende a convite do diretório municipal do PT, no mês passado, quando participou de um evento promovido pelo diretório municipal chamado “A Mulher na Política: história, desafios, lutas e avanços”, a deputada Marina do MST informou que havia protocolado a indicação na Alerj.
No texto do Anteprojeto de Lei que fundamenta a indicação 338/2024, de 26/06/24, a parlamentar petista justifica que, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) em 2022 foram registrados 1.022 casos de violência contra a mulher. “Precisamos garantir atendimento especializado às mulheres em situação de violência e assegurar os procedimentos de registro de ocorrências, investigação e acolhimento baseado na escuta ativa a ser realizado, preferencialmente, por delegadas e por agentes policiais devidamente qualificadas e sensíveis à temática da violência contra a mulher de acordo com as especificações da Lei de nº. 13.340/2006 ou Lei Maria da Penha”, justificou Marina.
“Agora vamos pressionar o governador pela criação da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher em Resende”, garantiu Marina do MST.
“A nossa Executiva Municipal parabeniza e agradece a deputada Marina do MST por essa relevante iniciativa que fortalece o combate à violência contra as mulheres de Resende e cidades vizinhas”, comemorou o membro da Executiva Municipal, o jornalista Álvaro Britto.