BARRA MANSA
Cinco mandatos como vereador eleito de Barra Mansa, Luis Antonio Cardoso chegou a tomar posse outras duas vezes como suplente no Legislativo. Conhecido na cidade, nunca tinha colocado seu nome para outro cargo eletivo. Até o momento. Em entrevista ao A VOZ DA CIDADE, Luis Antonio informou que é pré-candidato a deputado estadual. Se filiou ao PSC e tem conversado com lideranças do Estado e também do município.
Ele se desincompatibilizou do cargo de secretário Municipal de Governo e ocupa uma função agora comissionada na prefeitura que o permite ficar até o mês de julho. Na última eleição para a câmara não foi eleito e foi convidado pelo prefeito Rodrigo Drable para ser secretário.
Luis Antonio contou que a intermediação entre comunidade e Poder Público foi uma coisa que sempre gostou de fazer. Mesmo antes de entrar na política. “Aos 14 anos estava dentro do grupo de jovens da igreja católica e digo que nunca foi para entrar na política porque detestava. Era Deus, comunidade e trabalho voluntário. Aprendi que oração sem ação é morta, precisamos trabalhar e comecei a fazer na comunidade do Roberto Silveira, onde nasci. Nem exista em Barra Mansa associação de moradores e fui ao Rio, moleque ainda para saber como funcionava. Fundamos. Tinha 18 ou 19 anos e comecei como vice-presidente, mas de alguma maneira assumi porque o presidente teve problemas e nunca chegou trabalhar no cargo. Depois disso fiquei mais quatro mandatos até que me chamaram para ser vereador”, lembra. Luis Antonio contou que ainda relutou, mas decidiu aceitar o desafio e acabou sendo eleito.
Como vereador conta que a ajuda pelas comunidades sempre esteve em seu principal objetivo. E compor, para somar pelo crescimento de Barra Mansa também. Por isso, lembra que abriu mão diversas vezes em vir candidato a presidente da câmara, a deputado. “Agora sou um pré-candidato com o objetivo de trabalhar por Barra Mansa. Quero ser o elo, aproximando comunidade de Barra Mansa do Governo do Estado, fazendo o que sempre fiz na câmara”, destacou.
Ao ser questionado sobre o outro nome que já tem mandato em Barra Mansa, Marcelo Cabeleireiro, que é o candidato já declarado do prefeito Rodrigo Drable, Luis Antonio disse que admira o Marcelo, mas na cidade há espaço para outro nome ser eleito. Sobre o apoio do prefeito, diz que entende ser importante e compreende o compromisso já assumido, mas não poderia abrir mão mais uma vez de vir para a disputa. “O que é dos outros eu não quero. Quero conquistar meus votos”, completa.
Luis Antonio contou que o convite para a entrada no PSC foi do deputado estadual Léo Vieira, que ocupou o cargo de secretário Estadual de Trabalho e Renda. “Foram vários convites de partidos, mas gosto de quem apresenta trabalho por Barra Mansa e vi isso no Léo Vieira. Ele apresentou quando era secretário um compromisso de projetos no valor de quase R$ 200 milhões para a cidade”, lembrou.
Se eleito, o pré-candidato diz que educação e saúde serão seus principais focos de trabalho. Porém, aponta ser muito necessário projetos voltados para a juventude.
BLOCO DO BOI
Luis Antonio é conhecido em Barra Mansa ainda por organizar todos os anos o Bloco do Boi, tradicional no carnaval. Há 30 anos está à frente e conta uma novidade. Nos dias 23 e 24 deste mês o bloco sairá às ruas da cidade, sempre as 17 horas do ponto de partida – Roberto Silveira.