Ex-prefeito da cidade do Aço, Aluízio Costa, será sepultado no Rio de Janeiro

0

VOLTA REDONDA/RIO

Será sepultado às 13 horas desta quarta-feira, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro, o corpo do ex-prefeito de Volta Redonda Aluízio de Campos Costa. Ele, que tinha 92 anos, faleceu na manhã de hoje, por falência múltipla dos órgãos. Além de político, Aluízio foi atleta, militar, comerciante, diretor da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Ele era avô do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (MDB). Aluízio tinha três filhos, seis netos e cinco bisnetos. Era casado com Maria Aydil Paixão de Gouvêa Costa

Aluízio Costa assumiu a Prefeitura de  Volta Redonda, no dia 20 de abril de 1979, após ter sido indicado pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, Chagas Freitas, ao presidente da República à época, o general João Figueiredo. Seu mandato seguiu até 1982.

Mesmo em um governo curto, foi responsável por grandes obras na cidade e melhorias na infraestrutura, com a ampliação da rede de saneamento básico e de água potável, calçamento de diversos logradouros públicos, implantação do único zoológico municipal do interior do estado do Rio, bem como a construção de várias escolas. Na educação investiu cerca de 30% do orçamento do município em melhorias e no aprimoramento dos profissionais da área. Concorreu novamente ao cargo de prefeito em 1985, mas não conseguiu ser eleito.

“No ano passado, dia 17 de Julho, aniversário da cidade de Volta Redonda, o representei na homenagem aos ex-prefeitos. Naquele momento fiquei feliz de poder ouvir algumas histórias e, depois contando a ele, pude confirmá-las. Deixou legado em Volta Redonda, como escolas, a Beira Rio, depois reformada pelo Gothardo, o Zoológico, Ilha São João, Parque Aquático e outras obras legais, mas deixa para mim, memórias muito mais importantes. O que realmente importa é o carinho eterno e a saudade, por que a existência é dádiva divina, e ele soube viver”, expressou o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, neto de Aluízio.

OUTRA MORTE

No domingo, outro ex-prefeito de Volta Redonda faleceu. Wanildo de Carvalho tinha 81 anos e sofreu um infarto domingo, em casa, no bairro Monte Castelo. O sepultamento aconteceu na manhã de segunda-feira, no Cemitério Portal da Saudade. Ele foi prefeito entre fevereiro de 1989 a fevereiro de 1993.

LUTO OFICIAL

A exemplo do que aconteceu no último final de semana com a morte do ex-prefeito Wanildo de Carvalho, a Prefeitura de Volta Redonda decretou, ontem luto oficial por outros três dias, pela morte do também ex-prefeito do município Aluízio de Campos Costa. A nota divulgada pela Secretaria de Comunicação de Volta Redonda (SECOM) destacou que, em nome do prefeito Samuca Silva e de todo governo, expressou condolências à família do ex-prefeito

Deixe um Comentário