BARRA MANSA
O piloto mirim de kart Eduardo Martini Mota, o Dudu, de 10 anos, único representante da Região Sul Fluminense no kartismo profissional em atividade, encerrou na última sexta-feira, dia 28, sua participação no 60º Campeonato Brasileiro de Kart, realizado no Kartódromo Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina. Foram quatro dias intensos de treinos, tomada de tempo e três corridas classificatórias, reunindo os melhores pilotos da categoria Cadete em um dos grids mais fortes dos últimos anos.
Apesar do esforço e da evolução ao longo do evento, Dudu não conseguiu a classificação para a Super Final, que reuniu apenas 36 dos 55 pilotos inscritos. Em sua estreia em um campeonato nacional, o piloto enfrentou uma sequência de desafios que comprometeram seu desempenho nos primeiros treinos e na tomada de tempo, especialmente devido a falhas consecutivas nos motores sorteados e à dificuldade em encontrar rapidamente o melhor acerto do kart; fatores alheios ao piloto já que os motores são sorteados e que são decisivos em uma competição de altíssimo nível técnico e definida nos mínimos detalhes. Dudu não conseguiu completar sequer a sua tomada de tempo, precisando abandonar a atividade antes do término por conta de problemas no motor. Com isso, foi obrigado a largar da última posição em todas as suas três classificatórias, o que dificultou muito a escalada para chegar à Super Final. Ainda assim, o piloto mostrou clara evolução ao longo do evento, chegando a registrar a 21ª posição entre 55 competidores em um warmup, treino de aquecimento antes da corrida, evidenciando sua recuperação e demonstrando que tinha ritmo e equipamento bons.
Apesar de não ter avançado para a Super Final, o retorno esportivo e pessoal foi expressivo. Dudu deixa o Campeonato Brasileiro com um salto significativo em aprendizado, desenvolvimento e maturidade, tanto como piloto quanto como atleta. O ano de 2025 já vinha sendo marcado por avanços importantes no kartismo, com participações na V11 Cup em Interlagos, no Open do Brasileiro no Beto Carrero e agora o Campeonato Brasileiro representou mais um degrau relevante nessa trajetória. “Esse foi só o meu primeiro Brasileiro. Me esforcei muito para chegar à final, mas nem tudo dependia de mim. Fiquei triste por não conseguir avançar, mas aprendi demais, cresci muito e saio daqui mais forte do que cheguei”, destacou o piloto, que agora está focado em participar com mais frequência nas provas de Interlagos e enfrentar grids mais competitivos, acelerando seu desenvolvimento.
A família celebra o crescimento do piloto ao longo da competição. “Estamos muito orgulhosos da postura, da evolução e da dedicação dele. O resultado não veio, mas o aprendizado foi gigantesco”, afirmou a mãe e empresária Fábia Rosas Martini Mota.
Dudu e sua família também fizeram questão de agradecer a todos que o acompanham nesta jornada. Eles reconhecem o importante apoio técnico da Z Racing Kart, do preparador José ‘Zelão’, do coach GiullianoForcolin e do apoio da fábrica Kart Mini, além de expressarem profunda gratidão aos seus parceiros e patrocinadores, fundamentais para viabilizar a participação do Dudu no Brasileiro de Penha: Irmãos Martini e Guaporé Representações, Edvaldo Contabilidade, MCCR Advogados, Joalheria Regina, Jóia Diesel Auto Peças, Reislub Soluções Hidráulicas, Grupo Plenaplan, Flyon Agência de Turismo, e aos amigos Yann Barbosa (seu personal trainer) e Willian Arantes, da Color Publicidade.
Com energia renovada, mais experiência e ainda mais motivação, Dudu volta para casa pronto para seguir evoluindo, representar toda a região sul fluminense nas pistas do Brasil e se preparar para os próximos desafios do kartismo nacional. Interessados em acompanhar sua trajetória ou obter informações sobre como apoiar ou patrocinar o piloto podem seguir o piloto no Instagram: @dudummota.