VOLTA REDONDA
Os Jogos Estudantis de Volta Redonda (Jevre) 2024 movimentaram a cidade por 41 dias reunindo cerca de nove mil alunos/atletas, de sete a 17 anos. E parte deles esteve nesta sexta-feira no Clube Comercial para o evento de encerramento. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), responsável pela organização dos jogos, entregou a premiação aos alunos e às escolas campeãs. E para animar ainda mais, o evento teve show com do rapper TH6, que estava acompanhado de DJ.
A secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela já anunciou a data de abertura do Jevre 2025. “A edição do ano que vem começa no dia 12 de setembro”, disse.
Na festa de encerramento estavam ainda o secretário de Educação, Osvaldir Denadai, o deputado estadual Munir Neto e o prefeito Antonio Francisco Neto. “É muito gratificante ver tantas crianças e jovens se dedicando ao estudo junto com o esporte. O incentivo para essa combinação mostra que a nossa cidade está formando cidadãos de bem. Parabéns a todos os atletas”, disse o prefeito. Também marcou presença o secretário de Cultura de Volta Redonda, Anderson de Souza; e o coordenador dos cursos de Educação Física do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), Sílvio Henrique Vilela.
PREMIAÇÃO
Todas as escolas receberam troféus pela participação, assim como alunos foram contemplados com medalhas. A Escola Municipal Paulo VI ganhou o Troféu Magali Bitencourt, que foi entregue pela professora que dá nome à premiação.
O Jevre também premiou com troféus as melhores escolas públicas. A Escola Municipal Profª Maria José Campos Costa levou pelos anos iniciais do Ensino Fundamental; a Escola Municipal Wandir de Carvalho foi a melhor dos anos finais do Ensino Fundamental e também ficou com a quinta colocação na classificação geral, que rendeu a unidade o segundo troféu do dia; e o Instituto de Educação Profº Manuel Marinho, da Rede Estadual de Ensino, levou o troféu do Ensino Médio.
Os cinco primeiros colocados na classificação geral também ganharam troféus. O Colégio Interativo foi campeão pela quarta edição dos jogos consecutivamente, com um total de 118 medalhas, sendo 63 de ouro; em segundo lugar ficou o Colégio Nossa Senhora do Rosário, e em terceiro a Escola Firjan Sesi. Na quarta colocação ficou o Colégio Anglo Americano e a Escola Municipal Wandir de Carvalho conquistou o quinto lugar.
E na maior edição do Jevre ainda houve a premiação inédita do Concurso Virtual de Torcidas. Lançado há quinze dias do fim da competição, o desafio para as escolas era enviar uma foto ou uma arte que representasse um momento marcante no Jevre 2024, para ser publicada no perfil da Smel no Instagram e trabalhar para conseguir o maior número de curtidas. Nessa competição, a escola vencedora foi o Colégio Anglo Americano.
A organização do Jevre também escolheu três pessoas destaques da edição 2024. O profissional de Educação Física, Sérgio Freitas, que há 48 anos atua no Colégio Nossa Senhora do Rosário como professor e treinador, ganhou troféu pela dedicação há quase meio século ao ensino do esporte a crianças e adolescentes. E os alunos Caio Teixeira, do Interativo, e Ana Carolina, da Escola Wandir de Carvalho, ganharam troféu pela participação em quase 20 das 29 modalidades esportivas disputadas no Jevre 2024.
Ao todo participaram da competição 64 unidades escolares, sendo 31 municipais, 11 estaduais, uma federal e 21 particulares. Foram mais de 1,5 mil eventos competitivos – jogos, provas, combates e apresentações – divididos entre 29 modalidades, disputadas nas categorias sub-09, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, masculinas e femininas.