Evento em SP discute papel das empresas na promoção da igualdade de gênero

0

SÃO PAULO

ONU Mulheres, Organização Internacional do Trabalho (OIT), União Europeia (UE) e empresas de diferentes setores reúnem-se na terça (8) e quarta-feira (9) em São Paulo (SP) no Fórum WEPs 2019, cujo objetivo é promover debates sobre empoderamento econômico das mulheres e o papel das empresas na promoção da igualdade de gênero.

O evento acontece no âmbito do “Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios”, uma iniciativa realizada por ONU Mulheres e OIT em parceria e com o financiamento da União Europeia em seis países — Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica e Uruguai. As atividades acontecerão das 9h às 18h30 no Espaço de Eventos Villa Blue Tree.

O objetivo do Fórum WEPS 2019 é incentivar um modelo sustentável de participação do setor privado para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio da discussão de avanços, desafios e boas práticas de negócios para a promoção da igualdade de gênero e do empoderamento econômico das mulheres nas empresas, em suas cadeias de valor e nas comunidades onde operam.

A abertura do Fórum WEPs 2019 será feita pelo embaixador da União Europeia no Brasil, Ignácio Ybañez Rubio; pela diretora regional da ONU Mulheres para as Américas e Caribe, Maria-Noel Vaeza; e pelo secretário-executivo da Rede Brasileira do Pacto Global, Carlo Pereira. Entre as autoridades presentes, estarão a representante interina da ONU Mulheres Brasil, Ana Carolina Querino, e o diretor da OIT no Brasil, Martin Hann.

Ao longo do encontro, serão apresentados painéis por CEOs de empresas signatárias dos WEPs, além de outras companhias, organizações e empresárias aliadas ao “Programa-Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios” em Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Jamaica e Uruguai.

O encontro abordará temas como igualdade salarial; licença parental; acesso a crédito; eliminação de estereótipos de gênero na publicidade; entre outros.

WEPs é a sigla em inglês para os Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa de ONU Mulheres e Pacto Global da ONU que orienta as empresas no caminho para alcançar a igualdade de gênero por meio do empoderamento das mulheres. Conta com mais de 2.400 adesões, sendo 257 apenas no Brasil – terceiro lugar no ranking global em termos de número de adesões. Os WEPs são a plataforma guiadora do “Programa Ganha-Ganha: Igualdade de gênero significa bons negócios”.

Destaques da Programação Fórum WEPs 2019

O primeiro dia do Fórum WEPs 2019, na terça-feira (8), começará com um painel sobre o “Apoio da alta gestão para a igualdade de gênero e direitos humanos”, no qual será discutido o papel das empresas no aumento da representação de mulheres em cargos de alta gerência e fortalecimento do compromisso dos homens com o empoderamento econômico das mulheres.

Ainda no dia 8, a especialista em Empoderamento Econômico das Mulheres do Escritório Regional da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Raquel Coello, apresentará a ferramenta de Diagnóstico de Igualdade de Remuneração (DIR), criada pela ONU Mulheres.

Este mecanismo permite que organizações avaliem se o princípio da igualdade de remuneração, por realizar um trabalho de igual valor, está sendo respeitado e identifiquem práticas que possam promover a igualdade de gênero no ambiente do trabalho.

Outros destaques do primeiro dia de evento serão painéis que abordem estratégias de comunicação e marketing com foco em gênero, eliminando estereótipos e contribuindo com um ambiente mais inclusivo e plural, e o desenvolvimento das ofertas nas compras e no empreendimento de mulheres.

No segundo dia do Fórum WEPs 2019, quarta-feira (9), as apresentações abordarão temas como soluções com perspectiva de gênero para as barreiras de empréstimos e créditos e os desafios para que as mulheres exportem.

A especialista em Investimentos de Impacto e Financeiro Inovador da ONU Mulheres para Américas e Caribe, Gabriela Rosero, apresentará as conclusões do “Diagnóstico de situação sobre mecanismos de investimento e financiamento com enfoque de gênero”. Além disso, o segundo dia de evento promoverá os painéis “Políticas de tolerância zero contra todas as formas de violência no trabalho” e “Licenças parentais e apoio a atividades de trabalho não remuneradas”.

O Fórum WEPS 2019 se encerrará com um convite para que as empresas continuem desempenhando um papel fundamental na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento econômico das mulheres por meio da implementação dos Princípios de Empoderamento das Mulheres.

Toda a programação contará com a reunião de representantes da alta liderança de empresas, de instituições e de organizações nacionais e internacionais.

O Fórum WEPs 2019 terá tradução simultânea em Libras e será transmitido ao vivo pelo link: www.premioeforumweps2019.com.br.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !