Evento cultural pretende dialogar sobre racismo por meio da arte e da cultura em Resende

0

RESENDE

No mês de maio, o Brasil completou 134 anos de abolição da escravidão. Contudo, depois de um século da promulgação da Lei Áurea, é possível dizer que o povo preto é de fato livre? Com o intuito de abrir diálogo com a comunidade por meio da arte, vem aí o “Cultura Sem Censura: Abolição Para Quem?” evento produzido pelo Pátio Produções em colab com os alunos do Colégio Gênesis. O evento será neste final de semana, sábado, dia 21/05, das 14h às 20h. A entrada é gratuita.

A discussão sobre a pauta do evento começou em sala de aula, com os alunos do Colégio Gênesis sendo provocados a refletir sobre o processo do fim da escravatura no Brasil e os seus reflexos nos dias atuais, além de se aproximarem da rica cultura afro.

“Combater o racismo é papel do Estado, empresas, das instituições de ensino e dos pais. Nosso desejo com esse evento é criar oportunidades para que, tanto os jovens como a sociedade em geral, se aproxime de temas como o combate ao racismo, por exemplo, por meio da arte e da cultura. Acreditamos que ações como essa, principalmente, dentro de uma instituição de ensino, são transformadoras para todo o território onde estamos inseridos”, explicou a gestora do Colégio Gênesis e produtora do Pátio Produções, Amanda Novaes.

O Cultura sem Censura é um evento sem fins lucrativos que irá proporcionar uma tarde com apresentações musicais, dança, poesia, comidas tradicionais e ainda um bate papo sobre a questão do racismo no Brasil! Confira abaixo a programação.

A entrada do evento é gratuita, no entanto, a produção pede para quem puder, a doação de mantimentos relacionados ao maternar que serão doados a mulheres em vulnerabilidade que estão prestes a dar a luz.

O Pátio Produções surgiu durante a pandemia diante da necessidade de ter um espaço cultural dentro do Colégio Gênesis que oferecesse não só para seus alunos, mas toda a comunidade em geral, entretenimento com significado e valor social. Oportunizando assim que os jovens da região possam desfrutar de um espaço com diversas linguagens artísticas, sociais e culturais.

PROGRAMAÇÃO

14h – Roda de Conversa (Abertura)

Mediador: Prof Nicolas Gomes

Participantes: Débora Damião, Derik Roberto, Maura Paranhos e Sid Soares

15h – Mônica Melanie (Poesia)

15h20 – DJ Muffin (Discotecagem)

16h – Albino Grecco (Poesia)

16h20 – DJ Muffin (Discotecagem)

17h Jéssica Regina (Poesia)

17h20 – Camila Gabriela e Rafa Rodrigues (Música)

18h – Capoeira com Mestre Claudinho

18h30 – Dança Afro com Julia Oliveira

19h – Baile Charme com Dj Claudinho

 

 

SERVIÇO

Dia: 21/05/2022

Horário: 14 às 20h

Local: Pátio do Colégio Gênesis (Rua Nicolau Taranto, nº 240, Campos Elíseos)

Para mais informações: (24) 998435247