BARRA MANSA
Em uma parceria da Prefeitura de Barra Mansa com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por meio do Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense (MICInense), foi realizada, na manhã desta quinta-feira (17), a 8ª Mostra de Ciências das Escolas de Barra Mansa (MoCEM). O evento aconteceu no auditório do Centro Educacional Integrado (CEI) Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro.
O projeto é realizado em 22 escolas do município, sendo dividido em três etapas, das quais duas já aconteceram. A primeira ocorreu em todos os colégios, onde cada um seleciona os três melhores trabalhos dos alunos, totalizando 66 projetos na etapa municipal, enquanto a segunda etapa é a MoCEM, onde os professores das escolas e do projeto avaliam os trabalhos dos alunos.
O Coordenador do MICInense, Luciano Oliveira da Silva, destaca que o mais importante é apreciar e admirar o talento e o aprendizado que eles tiveram ao construir os trabalhos. “O projeto é extremamente importante porque, além de fazer a divulgação científica na região, a gente oferece para esses alunos a oportunidade de produzirem o próprio conhecimento dentro da escola para iniciarem na carreira cientifica”, ressaltou Luciano.
A vice-prefeita e secretária de Educação, Fátima Lima, enalteceu a iniciativa.
“É muito satisfatório ver o desenvolvimento e o aprendizado que os nossos jovens estão tendo. É uma oportunidade valiosa para eles explorarem suas habilidades e se prepararem para o futuro”, disse Fátima.
Neste ano o projeto teve grande destaque por meio do reconhecimento de dois estudantes, que foram premiados como os melhores do estado em suas respectivas modalidades. Durante a Mostra de Ciências realizada nesta quinta-feira também houve entrega de certificados aos professores das escolas participantes, em reconhecimento à sua orientação e apoio na construção dos projetos.