BARRA MANSA
Cinco alunos do 8º ano do Colégio Nossa Senhora do Amparo, de Barra Mansa, encerraram o ano letivo com chave de ouro. Eles conquistaram vagas na etapa internacional do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que acontecerá em 2025, no México. A classificação foi obtida após o excelente desempenho do grupo na fase nacional do TJR, realizada em São Paulo, nos dias 8 e 9 de dezembro.
Os alunos competiram, na capital paulista, em duas modalidades do nível II, destinadas para estudantes de até 14 anos: resgate de alto risco e dança de robôs. A dupla Bernardo Pessoa e Isabela Bock conquistou o terceiro lugar na modalidade resgate de alto risco. O trio formado pelos estudantes Helena Conte, Sophia Mendes e Luiz Felipe Peres também ficou com o terceiro lugar na dança de robôs.
O professor de Robótica, Frederico Pitassi, revelou que a equipe de Robótica do colégio, batizada de Star Makers, participou pela primeira vez de uma competição de nível nacional. “Desde o início do ano, o grupo está se dedicando com afinco aos projetos. Primeiro, eles se destacaram na etapa estadual do TJR, realizada em setembro, em Volta Redonda. A conquista das premiações em São Paulo e classificação para o torneio internacional mostram que os trabalhos estão cada vez mais evoluindo e que estamos no caminho certo. Estou muito feliz pela conquista dos alunos”, afirmou o professor.
ORGULHO DAS CONQUISTAS
A aluna Helena Conte se declarou orgulhosa das conquistas. Explicou que, a primeira que vez que participam de uma competição nacional e sairam premiados. “Foi emocionante. Nos divertimos do começo ao fim, aprendemos muito e saímos do torneio cheios de ideias novas para aplicarmos”, afirmou Helena Conte. Sobre a expectativa para o torneio internacional, no México, Bernardo Pessoa garantiu que a Star Makers vai se empenhar ainda mais nos projetos. “Espero que seja um grande evento e que toda a equipe possa ter a oportunidade de estar presente. Com certeza, será um marco em nossa vida estudantil”, disse o aluno.
A diretora do Colégio Nossa Senhora do Amparo, Irmã Cleidimária Pinheiro, também celebrou a conquista, destacando a importância do trabalho em equipe e da criatividade dos alunos. “Parabenizo nossos talentosos estudantes e o professor Frederico pelo empenho e dedicação que os levaram a alcançar as premiações e as vagas para o torneio internacional. Essa conquista é reflexo da união, criatividade e esforço de cada um, valores que promovemos e incentivamos em nossa escola. Estamos muito orgulhosos de todos”, finalizou a diretora.