Etapa do Brasil Padel Tour será realizada em fevereiro em Volta Redonda

0

VOLTA REDONDA

De 10 a 13 de fevereiro, Volta Redonda sediará uma etapa do Brasil Padel Tour. O evento, realizado pela primeira vez no Estado do Rio de Janeiro, será no Clube dos Funcionários, com expectativa da presença de vários dos melhores jogadores do país, alguns deles com destaque mundial.

O esporte tem tido um crescimento mundial.  Volta Redonda é a única cidade do Estado a possuir quadras públicas destinadas à prática da atividade. Há uma estimativa que a base de praticantes saltou de 50 para 300 nos últimos anos. Segundo Júlio Julianotti, líder do ranking nacional e atleta da seleção brasileira, a região Sul do Estado tem uma prática alta do esporte. “Sabemos do potencial, tanto que, na minha opinião, é o esporte que mais cresce a nível mundial. E realizarmos uma etapa no interior do Estado do Rio de Janeiro, demonstrando o espetáculo que é um campeonato de Padel profissional, será fantástico e um marco importante”, disse.

Gabriel Benevides é atleta de Volta Redonda. Ele foi campeão de uma etapa do Campeonato Brasileiro em 2017. “Normalmente os praticantes do estado do Rio só assistem esse nível de atleta por transmissões ou se viajarem. Não é o caso da grande maioria dos nossos jogadores. A galera aqui se impressiona com os nossos melhores jogadores locais e sem dúvida vão ter as expectativas superadas. Pra quem assiste sempre já é sempre um espetáculo, e quem nunca assistiu vai ficar igual pinto no lixo”, brinca Gabriel Benevides, que começou a jogar em Volta Redonda e hoje é um atleta de destaque no cenário nacional.

Foto: Divulgação

Recentemente o Clube dos Funcionários investiu cerca de R$ 700 mil para modernizar o espaço destinado à prática, que hoje conta com três quadras 100% panorâmicas, o modelo mais moderno do mundo.  “Temos o padel como um esporte em pleno crescimento mundial. Estamos atentos para que toda a infraestrutura acompanhe todo processo de modernização e expansão dessa prática esportiva para que o Clube dos Funcionários tenha uma posição de destaque e contribua para o pleno desenvolvimento do esporte, que é um sucesso”, explica André Webler, subdiretor de padel do Clube dos Funcionários.

No Clube dos Funcionários acontecem torneios de padel regularmente, sempre com alto número de inscrições e grande público.

BRASIL PADEL TOUR

De 10 a 13 de fevereiro o Brasil Padel Tour acontecerá no Clube dos Funcionários, na Vila Santa Cecília.  O evento faz parte do calendário de comemorações pelos 80 anos que o clube completa em 2022. A entrada é gratuita e aberta ao público. Para a disputa do torneio será solicitado aos atletas e acompanhantes que apresentem o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

O padel é uma mistura de tênis e squash, mas tem algumas diferenças. As partidas oficiais só podem ser disputadas em dupla. E a raquete é própria, feita de fibra de vidro ou carbono e espuma no interior. Além disso tem dinamismo único, com grande presença de pontos muito disputados, os chamados “rallys”. Não raro o espectador vê o atleta ir buscar pontos até mesmo fora da quadra, o que é permitido e chamado de “jogo externo”. Já a contagem é idêntica a do tênis, melhor de três sets divididos em seis games.

Com muito destaque na Europa, o padel ganhou força na América primeiro na Argentina e no Uruguai, por isso aqui no Brasil está concentrado na região Sul. Das 17 etapas do Brasil Padel Tour 2022, 12 estão distribuídas entre RS e SC. Volta Redonda divide com Santos as únicas duas etapas que vão acontecer no Sudeste