Estudantes poderão participar do projeto “A Música Educa” em Itatiaia

0

ITATIAIA

A Secretaria de Educação do município está elaborando o projeto “A Música Educa” que será implantado nas escolas da rede municipal de ensino. O projeto prevê as modalidades de Bandas Marcial e Sinfônica, Orquestra Sinfônica e Coral Juvenil. Ele será colocado em prática logo após o retorno das aulas presenciais que foram interrompidas, desde o ano passado, por medida sanitária devido a pandemia da Covid-19.

De acordo com o coordenador projeto na secretaria, o professor e maestro, Hércules Alves, a iniciativa, que já se encontra em fase final de preparação tem como objetivo desenvolver a cultura musical e promover a cidadania junto aos estudantes. O maestro explica que o projeto conta com as modalidades Bandas Marcial e Sinfônica, Orquestra Sinfônica e Coral Juvenil, atendendo alunos do sexto ao nono ano, oferecendo aulas de música, com a teoria e prática. “Por meio do projeto, os estudantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o universo da música e desenvolver habilidades musicais, como ler partituras, reconhecer as notas musicais e tocar os instrumentos de sopro e percussão. O repertório ensinado será desde o erudito ao popular”, explicou Alves.

Hércules ressalta que além de promover a cidadania, a música contribui muito no processo de socialização e aprendizagem. “Essa semana, junto com a nossa Secretária de Educação, Glenda Luzmar e a equipe pedagógica da Secretaria, estivemos em Barra Mansa para conhecer o projeto de música da cidade. Bons exemplos são sempre bem-vindos na hora do planejamento”, destacou o maestro lembrando que todo esse trabalho também ajuda muito no ambiente escolar. “O projeto ajuda os estudantes no que se refere a atenção, criatividade e a autoestima”, completou.

error: Conteúdo protegido !