PORTO REAL
As Secretarias de Saúde e de Educação, Cultura e Turismo do município, encerrou nesta sexta-feira, dia 8, o projeto Semana Saúde na Escola. A mobilização nacional envolveu as escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola (PSE).
Com o tema “Prevenção da Covid-19 nas Escolas”, a Semana Saúde na Escola teve início no último dia 5, quando os primeiros a participarem do projeto foram os alunos da Escola Municipal Professora Eliana Provazi. As equipes da Estratégia Saúde da Família e da Educação atuaram de forma integrada desenvolvendo as ações.
A coordenadora do projeto, Ingrid Resende Moreira, explica que tanto a data quanto o tema são definidos anualmente pelo Ministério da Saúde, sempre no mês de abril, em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7. Durante as atividades os estudantes receberam orientações de Prevenção da Covid-19, Saúde Bucal, combate ao mosquito Aedes Aegypti, promoção da Alimentação Saudável e prevenção da obesidade.
A subsecretária de Saúde, Verônica Machado contou que a ação também teve a parceria da equipe da Vigilância Sanitária e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). “Todos os dias nós realizamos a entrega de informativos e avaliação do estado nutricional por meio da antropometria e cálculo do IMC, além da Verificação da Saúde Vacinal; Saúde Auditiva e entrega de informativo sobre Prevenção da Gravidez na Adolescência”, enumerou Verônica.
Para o prefeito Alexandre Serfiotis, a ação é de extrema importância com o retorno da rotina pós pandemia, pois visa estabelecer hábitos de vida saudável junto à comunidade escolar. “Estamos a cada dia refazendo nossas vidas e a promoção à saúde é um fator importante nesse processo. Lembrando que as unidades de ensino também serão beneficiadas com ações de saúde no decorrer de 2022, mediante agendamento entre saúde e educação”, disse Serfiotis.
COMBATE AO BULLYING
No Dia Nacional de Combate ao Bullying e a Violência nas Escolas, celebrado no dia 7, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo promoveu diversas ações para marcar a data.
Estudantes e professores confeccionaram cartazes e murais, promoveram rodas de conversa, teatro de fantoches, além de sessões coletivas nas salas de aula, desenvolvidas pelos Orientadores Educacionais. Também houve músicas sobre a Paz e a amizade, palestras para os estudantes. Já nesta sexta-feira, 8, a Escola Municipal Maria Hortência Nogueira recebeu os policiais da Patrulha Escolar, do 37º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Eles ministraram palestra para os estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A secretária de Educação, Maria Madalena, disse que apresentado o trabalho desenvolvido pelos alunos na Ronda Escolar e abordagem sobre os tipos de Bullying, suas consequências, formas de prevenção e como combater esse problema.