Estudantes eleitos do Parlamento Juvenil participam de capacitação online

Por Carol Macedo

ESTADO/SUL FLUMINENSE

Termina nesta sexta-feira, dia 27, a aula online de capacitação envolvendo estudantes eleitos para a 14ª edição do Parlamento Juvenil (PJ). O projeto é realizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em parceria com a Secretaria de Educação. Os estudantes assumirão como deputados estaduais juvenis na Semana Parlamentar, que acontecerá entre os dias 26 de novembro e 2 de dezembro.

Os PJs e seus suplentes estão aprendendo sobre as regras do programa. Foram eleitos representantes de 92 cidades do Estado, totalizando 162 eleitos, sendo 96 titulares e 66 suplentes.

A primeira fase da capacitação dos PJs aconteceu de forma presencial entre os meses de agosto e setembro e levou a todas as regiões do estado aulas sobre o funcionamento do Parlamento Juvenil, além de conteúdos de Direito Constitucional e Administrativo e Ética no Serviço Público – o objetivo é aprimorar os conhecimentos dos estudantes para a Semana Parlamentar. Na ocasião, os PJs irão ocupar seus cargos na Alerj, eleger a Mesa Diretora, além de sugerir e votar projetos de lei. As medidas aprovadas pelos estudantes podem tramitar na Assembleia e virar leis válidas para todo o Estado do Rio.

Lara Alves Ribeiro, de 17 anos, é a PJ eleita por Barra Mansa. Após participar da capacitação presencial e agora da online, destacou que se sente muito mais preparada para chegar na Alerj para os dias de parlamentar. “Na capacitação presencial tivemos um resumo sobre Direito Constitucional, não invadir as competências e elabora projetos de lei que tenham abrangência estadual. Nessa online estamos aprendendo sobre pesquisa legislativa, para verificar se projetos já existem e não protocolar iguais, além de como escrever um projeto estruturado e que não seja inviável”, contou, lembrando que acontecerão outras capacitações online e que agora terá que enviar o seu projeto de lei até o dia 5 de novembro.

A barra-mansense batalhará para que seu projeto seja aprovado. Ele prevê a discussão e o combate sobre violência sexual e educação sexual nas escolas.

O coordenador do Parlamento Juvenil, deputado Danniel Librelon (REP), contou que os estudantes estão aproveitando a oportunidade para rever os conteúdos da capacitação presencial e melhorar as habilidades relacionadas ao trabalho legislativo.

Para as aulas online os alunos eleitos pelos 92 municípios do Estado do Rio foram divididos em três turmas para que todas as dúvidas sobre o programa e os conteúdos apresentados sejam esclarecidas.

O gestor do Parlamento Juvenil, Alessandro Santos, explicou que os encontros virtuais também estão dando foco ao ensino da redação de projetos de lei.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos