ITATIAIA
Estudantes, do nono ano, do Colégio Municipal Dom Ottorino Zanon, localizado no bairro Penedo, que estão participando do projeto “Desbravando a região das Agulhas Negras” visitaram, nesta semana, a região turística de Visconde de Mauá.
O projeto é realizado por uma parceria da prefeitura, por meio das Secretarias de Turismo e de Educação do município, em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). De acordo com a prefeitura, o projeto “Desbravando a região das Agulhas Negras” visa apresentar os principais pontos turísticos e culturais de Itatiaia e da região e ainda direcionar os estudantes para o curso de Turismo do IFRJ, suprindo a necessidade da região por guias que atuem no segmento turístico.
No segundo encontro, o grupo de estudante visitou a Vila de Maromba. No dia, estava ocorrendo a preparação para os festejos do padroeiro da igreja da Maromba – São Miguel, situada na praça da vila e que é datada de 1938 e faz parte do patrimônio material do município de Itatiaia. Eles também visitaram a cachoeira da Santa Clara, situada no município de Bocaina de Minas (MG), a Vila turística de Maringá, o Hotel Bullher, primeiro hotel da região, construído por uma família de imigrantes do núcleo colonial de Visconde de Mauá. Lá, os estudantes conheceram o espaço de memória, um museu que conta toda a saga de imigração e permanência da família na região, e sua significativa participação no turismo e na preservação ambiental, através do programa lixo mínimo. O grupo ainda passou pelo Parque da Pedra Selada. Os guardas parques apresentaram o projeto Sementes, onde é feita a coleta, beneficiamento, semeadura e crescimento de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Além disso foi visitado a jardim de plantas comestíveis não convencionais (PANCs) e a exposição Pró Aves do Observatório de Aves da Mantiqueira (OAMA).