Estudantes do Ciep participam de palestras sobre drogas, alcoolismo e IST

0

QUATIS

A prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e de Educação do município, está realizando ações de prevenção contra drogas, alcoolismo e infecções sexualmente transmissíveis, junto aos alunos. As atividades são realizadas pelo Programa Saúde na Escola, desde o início da semana em cinco escolas da rede municipal de ensino. Nesta sexta-feira, dia 21, os estudantes do CIEP Municipalizado Marciana Machado D’Elias, no bairro Nossa Senhora do Rosário participarão do projeto.

Dados da PNSE (Pesquisa Nacional de Saúde Escolar), cuja realização é do Governo Federal, mostram que mais de 50% dos estudantes cursando o ensino fundamental no Brasil já consumiram bebida alcoólica pelo menos uma vez. Esse percentual totaliza mais de 1,5 milhão de estudantes. Já no caso das drogas ilícitas, principalmente, maconha, cocaína e crack, o índice de alunos que usaram algum tipo dessas substâncias, durante o período do ensino,  passou de 230 mil para mais de 236 mil. Quase 90% dos alunos entrevistados pelo levantamento tinham entre 13 e 15 anos.

Os resultados preocupantes do levantamento reforçam a necessidade de investimentos nas ações de prevenção junto aos estudantes. De acordo ainda com o Programa Saúde na Escola, as atividades junto aos estudantes serão alternadas pela psicóloga Carolina Cersózimo Guimarães; e as enfermeiras Emilen de Oliveira Rocha Fabri, Bárbara Xavier, Fernanda Araújo e Carla Monteiro de Souza.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola no município, a psicóloga Carolina Cersózimo Guimarães, além das ações educativas contra alcoolismo e drogas ilícitas, a programação organizada pela administração municipal prevê orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST-AIDS). “As informações do Ministério da Saúde sobre as IST-AIDS ainda são muito preocupantes, tendo em vista que, no caso da AIDS, por exemplo, o número de notificações positivas em todo o território nacional alcançou o total de 966.058, no período de 1980 a junho do ano passado (2019)”, informou a psicóloga, lembrando que na quinta-feira, dia 20, foi realizado no país o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. “Por este motivo, a determinação do Programa Saúde Na Escola em estar ampliando as orientações sobre este tema as infecções sexualmente transmissíveis durante a semana toda”,  disse Carolina.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !