PORTO REAL
Estudantes do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental do município estão passando por processo de avaliação diagnóstica de aprendizagem. A avaliação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, atendendo às orientações exigidas pelo Conselho Nacional de Educação em conjunto com o Ministério da Educação. Ao todo 2.200 alunos vão participar do diagnóstico. As próximas avaliações acontecem nos dias 18 e 19.
Segundo a Secretária de Educação do município, Maria Madalena Ferreira, a avaliação visa identificar e analisar os níveis de aprendizagem dos alunos. “O objetivo da avaliação é obter dados mais precisos do processo de ensino e aprendizagem, considerando o longo período de suspensão das aulas presenciais devido a pandemia para que possam ser traçadas metas e objetivos no planejamento da rede como um todo”, disse Maria Madalena.
Para o diagnóstico, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação elaborou a Avaliação Diagnóstica dos Anos Iniciais (ADAI) e Avaliação Diagnóstica dos Anos Finais (ADAF), com base no Continuum Curricular do ano vigente e que compõem o Plano de Ação para Correção das Defasagens de Aprendizagem. “Nós acreditamos que esse é o primeiro passo para uma mudança no sistema de ensino municipal. Visamos acompanhar mais de perto a aprendizagem dos alunos propondo intervenções pedagógicas junto às equipes escolares. O cenário pós pandemia, tem exigido cada vez mais mudanças estruturais na educação que são importantes para o sucesso escolar”, destacou a subsecretária de Educação, Giovana Oliveira.