Estudantes da rede municipal de ensino de Itatiaia participam da formatura do Proerd

0

ITATIAIA

Estudantes de cinco escolas da rede municipal de ensino da formatura do curso do Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas (Proerd). A cerimônia aconteceu na tarde de quarta-feira, dia 7, na quadra poliesportiva do Colégio Ana Elisa Lisboa Gregori, no bairro Campo Alegre.

O Proerd é um projeto onde policiais militares, devidamente treinados e com material próprio, desenvolvem um curso de prevenção às drogas e à violência com os alunos da rede de ensino. O objetivo é a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, repassando informações sobre os malefícios do álcool, tabaco e drogas afins, trabalhando diversos aspectos, entre eles a autoestima dos participantes. O Proerd busca prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, ajudando-os a reconhecer e resistir às pressões e influências diárias que contribuem para o uso de drogas.

A iniciativa foi ministrada pelos monitores, sargentos Vasconcelos, Renata e Marcelo Nunes, voluntários, capacitados pedagogicamente, que desenvolvem a iniciativa em parceria com pais, professores, estudantes e a comunidade. Ao todo 352 alunos das turmas de 5° ano do Ensino Fundamental dos Colégios Fernando Octavio Xavier, Reinaldo Maia Souto, Campo Belo, Ana Elisa Lisboa Gregori e Ottorino Zanon participaram das aulas do Proerd e estiveram na solenidade.

Representante de cada turma recebeu certificado do curso de prevenção às drogas e à violência-Geninho/AECOM PMI

O sargento Vasconcelos, do 37° Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Resende, um dos monitores do curso, destacou que as drogas podem ser consideradas, nos tempos atuais, como um tipo de kriptonita, o material que tem a propriedade de enfraquecer o Super-Homem. Ele salientou que os jovens devem se esforçar para ficar sempre longe delas.

O secretário de Educação, João Miguel Villas-Boas Barcellos, recomendou aos participantes do curso manter o foco no conteúdo repassado, para aproveitar o ao máximo o que os monitores abordaram. “Fiquem longe das drogas. Elas estragam os sonhos de vocês. Esse programa é interessante e precisa ser ampliado na rede municipal”, disse João Miguel.

O aluno José Eduardo, da 5ª série C do Colégio Municipal Ana Elisa Lisboa Gregori, fez o Juramento de formatura, representando os participantes. Um representante de cada turma, junto com suas professoras, recebeu o certificado de conclusão do curso. Uma bicicleta foi entregue a aluna Elisa, da Escola Municipal Campo Belo, por ter feito a melhor redação dentre os participantes do curso.

Deixe um Comentário