ITATIAIA
Para marcar o dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20, estudantes da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Wagner Guimarães, no bairro Campo Alegre, participam de duas atividades nesta terça e quinta-feira, dias 19 e 21, respectivamente.
Nesta terça-feira, a partir das 18h30min, haverá demonstrações da Cultura Afro, com mostra de adereços, com a participação de representantes da Comunidade Quilombola de Santana, localizada em Quatis.
Já na quinta-feira, acontece palestra e mesa redonda sobre o tema “Representatividade Negra”.
Segundo a orientadora Educacional Meiriane da Costa estarão participando da palestra representantes de vários setores da sociedade. “Os palestrantes vão falar sobre suas influências de vida como pessoas pretas dentro da nossa sociedade”, explica a orientadora Educacional.
Meiriane lembra que o Quilombo Santana, localizado na zona rural do distrito de Ribeirão de São Joaquim, em Quatis, é composto por 21 famílias, 17 auto reconhecidas, de acordo com as normas estabelecidas pela Fundação Cultural Palmares e titulado, pela mesma instituição, desde 14 de julho do 2000. “As terras onde está localizado o Quilombo faziam parte de uma antiga fazenda do Barão do Cajuru, local em que os ancestrais dos quilombolas de Santana, vindos de Minas Gerais ou comprados de outros mercados, eram escravizados”, conta a orientadora.