ANGRA DOS REIS
Nesta segunda-feira, dia 30 de setembro, os alunos de 8º e 9º anos da Escola Municipal Cívico-Militar Ex-Combatente Remo Baral Filho, no bairro do Frade, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Marinha do Brasil na Antártica. O encontro aconteceu por meio de uma videochamada, que conectou os estudantes e professores à Estação Antártica Comandante Ferraz, um dos pilares do Programa Antártico Brasileiro, que apoia pesquisas em áreas como climatologia, biologia marinha e geologia, visando compreender as mudanças climáticas e da biodiversidade.
A iniciativa partiu da deputada estadual Célia Jordão (PL), que no final de agosto, durante uma reunião em Brasília com a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), demonstrou interesse em levar o assunto aos estudantes. “É essencial que os nossos jovens tenham oportunidades como essa. São momentos únicos na trajetória deles e os ajudam a expandir seu aprendizado, trazendo mais motivação e estimulando a busca por conhecimento”, pontuou a parlamentar.
Durante a videochamada, eles assistiram a uma apresentação sobre a Estação e, em seguida, participaram de um tour virtual para conhecerem as instalações do local. Ao final do encontro, puderam interagir com a tripulação e tirar dúvidas sobre as atividades desenvolvidas pelos profissionais.
Célia Jordão explicou que a Estação tem cunho científico e de pesquisa. “O Ministério de Ciência e Tecnologia lança anualmente editais com vários temas que devem ser desenvolvidos nessas pesquisas. Com a videochamada, os alunos puderam trocar essa experiência, visitar a Estação e conversar com o grupo base que fica durante um ano responsável por toda a operação e recebendo a visita de cientistas”, afirmou.
A aluna Maria Eduarda participou do evento e reiterou a relevância do aprendizado sobre a Amazônia Azul. “É muito importante nós sabermos e termos consciência sobre esse tema. A aula de hoje, para mim e para todos, ficará marcada para a nossa escola e na nossa história”, comemorou.
A deputada Célia Jordão afirmou que os alunos ficaram ainda mais motivados com o encontro. “Quem sabe não sairão dessa escola futuros profissionais que estarão, um dia, baseados lá na Estação Comandante Ferraz, na Antártica”, completou.