RESENDE
O resendense Pedro Augusto Theodoro Balbino, de apenas 13 anos, estudante do 8º ano da Escola Municipal Coronel Arthur Baptista Filho, no bairro Parque Minas Gerais, alcançou um feito notável ao conquistar a medalha de bronze na 1ª edição da Olimpíada de Astronomia (OASTRA). Organizada pela Liga Internacional de Astronomia (LIASTRA), a competição reuniu cerca de 300 jovens estudantes de diversas regiões da América Latina, testando conhecimentos em astronomia, física e matemática.
Participando na categoria Junior II, voltada para o Ensino Fundamental II, Pedro chegou à última etapa com uma nota destacada de 24,3. A cerimônia de premiação aconteceu no final do mês passado, de forma virtual, conectando competidores e organizadores de diferentes países.

O estudante Pedro recebeu todo o apoio do diretor da escola, Bruno Pontes, para participar da Olimpíada – Divulgação PMR
O professor Adílio Duarte, que orientou Pedro durante a OASTRA, destacou que a participação do estudante foi quase por acaso. “O Pedro é um aluno muito interessado em matemática e física. Ele acabou se envolvendo na competição ao me ver fazendo a prova e, quando alcançou a segunda fase, eu inscrevi o nome dele para continuar. Ele fez todo o trabalho e obteve esse resultado incrível”, relatou o docente.
Além do apoio do professor, a equipe da Escola Municipal Coronel Arthur Baptista Filho se mobilizou com simulados e aulas especiais para preparar Pedro. Para o estudante, a Olimpíada foi uma experiência única. “Não precisa ter medo. Com força de vontade, coragem e confiança, é possível alcançar grandes objetivos. Estou muito feliz por ter participado e conquistado essa medalha”, afirmou.
Segundo Marina Freitas, presidente da LIASTRA, a OASTRA foi criada para incentivar o interesse e aprendizado em ciências espaciais. “Jovens como Pedro nos enchem de esperança para o futuro da ciência brasileira. Mais do que resultados, nosso maior prêmio é inspirar vocações e abrir portas para novos talentos”, declarou.
Olimpíada de Astronomia
A Olimpíada de Astronomia (OASTRA) é uma competição com o objetivo principal de incentivar a curiosidade e o aprendizado em astronomia, astrofísica e ciências correlatas entre jovens estudantes, professores e entusiastas da área. A Olimpíada foi dividida em três etapas, nas quais os participantes foram desafiados em temas relacionados a conceitos introdutórios da astronomia, análise de dados e questões de alta complexidade.