Neste domingo e no seguinte, dias 3 e 10, nossos jovens vão enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio, neste momento o preparo emocional é fundamental, porque o exame exige não apenas conhecimento técnico, mas também equilíbrio emocional para lidar com a pressão. A ansiedade, o nervosismo e o estresse podem comprometer o desempenho, reduzindo a capacidade de concentração, memorização e até mesmo raciocínio lógico, que são indispensáveis em provas de longa duração como o Enem.
Aqui vão 6 estratégias práticas para os pais ajudarem seus filhos a se prepararem emocionalmente e cognitivamente para o Enem:
- Incentive uma rotina de sono e alimentação saudável: Dormir e comer bem melhora o desempenho cognitivo e o humor. Tente manter uma rotina regular para que o sono e a alimentação sejam reparadores e ajudem o filho a manter o ritmo de estudo.
- Apoie pausas de relaxamento e atividades físicas leves: Estimule seu filho a fazer pequenas pausas durante os estudos para relaxar. Caminhadas, alongamentos e atividades de lazer ajudam a diminuir o estresse e melhoram a disposição mental.
- Ofereça palavras de incentivo e reconhecimento: Diga ao seu filho o quanto o esforço dele é admirável e reconheça os avanços, mesmo que pequenos. Esse suporte emocional ajuda a aumentar a confiança e reduzir a pressão e ansiedade.
- Converse sobre a prova de forma equilibrada: Evite focar apenas na importância do Enem. Trate a prova como mais uma etapa na vida e reforce que o valor do seu filho vai além de qualquer resultado. Esse apoio emocional é essencial para reduzir a ansiedade e promover uma visão equilibrada do exame.
- Ajude-o a deixar tudo separado anteriormente para não esquecer nada: Adolescentes por estarem ansiosos com algum acontecimento, podem ter falhar de atenção e memoria, portanto tente ajudar na organização no dia anterior as provas
- Antecipe a rotina no dia da prova para não haver atrasos: um dos grandes motivos de desespero são os atrasos nas provas do Enem. Você pode ajudar seu filho antecipando a rotina do dia, para ele chegar com calma e em tempo para fazer as provas.
Neste momento, estar perto do seu filho, apoiando e encorajando é o melhor caminho.
Vamos juntos?
Marcele Campos – Psicóloga Especialista em Neuropsicologia (Avaliação e Reabilitação) e Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, Atrasos de Desenvolvimento Intelectual e Linguagem. Trabalha há mais de 28 anos com crianças e adolescentes. Proprietária da Clínica Neurodesenvolver –