Estradas da zona rural de Quatis recebem manutenção após temporal

1

QUATIS

A região de Joaquim Leite receberá novos serviços de recuperação de estradas rurais, através da colocação de escória nos trechos mais críticos, troca de manilhas e limpeza de bueiros, segundo informou a administração municipal de Quatis. A localidade na zona rural do município sofre constantemente com as chuvas típicas do verão e desde o início da semana tem recebido a atenção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e de Obras. O cronograma de ações estipula melhorias na Estrada Joaquim Leite-Pinheiros e em duas vias que dão acesso àquela região por meio da Rodovia RJ-159. A prefeitura vai utilizar escória ao longo dos sete quilômetros da via, beneficiando 40 produtores rurais.

A comunidade de Joaquim Leite foi uma das regiões prejudicadas durante os temporais no município, assim como a comunidade quilombola de Santana. As chuvas do último final de semana mobilizaram o serviço de três máquinas retroescavadeiras e três caminhões para desobstruir as estradas afetadas principalmente por quedas de barreira e de galhos de árvores nos distritos de São Joaquim e Falcão. Na área central de Falcão, pela segunda vez em menos de uma semana, a chuva provocou muita lama e alagou casas. No entanto, não há registros de famílias desabrigadas no Município.

O governo local pretende manter as estradas desobstruídas para escoar a produção leiteira

Segundo o governo municipal na serra de Joaquim Leite, uma máquina foi deslocada para socorrer um caminhão leiteiro, que ficou atolado em razão da lama. Para Falcão foram enviadas duas máquinas com o objetivo de promover a limpeza da área central e retirar a terra que caiu dos morros às margens da estrada que liga Falcão ao distrito de São Joaquim. A quarta máquina trabalha em estradas de acesso à comunidade quilombola de Santana. O prefeito Bruno de Souza (MDB) acompanhou pessoalmente o trabalho das equipes de emergência nas estradas rurais atingidas pela chuva do domingo passado. “No momento, toda a atenção da Prefeitura de Quatis está voltada para manter as estradas rurais desobstruídas, dai as ações imediatas que realizamos sempre quando tomamos conhecimento da ocorrência de transtornos. Estamos empenhados em assegurar o transporte da produção leiteira, pois temos a consciência do prejuízo que a interdição de uma estrada acarreta no dia a dia do produtor e consequentemente na vida do município, uma vez que a agropecuária é a atividade principal da economia de Quatis”, argumenta. A previsão do clima para o município prevê chuva até este sábado, dia 10, mantendo o alerta das equipes de manutenção nas estradas da zona rural.

1 comentário

  1. Parabéns ao prefeito de Quatis, efetuando reparos nas estradas rurais incentivando e possibilitando escoar a produção.
    Enquanto isso, estradas rurais após o Rialto em Barra Mansa não recebe nenhuma manutenção por Rodrigo Drable. Infelizmente não se importam com produtores rurais!!!!!!!!!!