Estado registra alta na produção industrial e volume de serviços prestados

0

Estado/Sul Fluminense

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados sobre dois setores no estado que registraram altas considerável no mês de abril. A pesquisa aponta que a produção industrial do Estado do Rio cresceu 4,4% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Além disso, o volume de serviços prestados no estado cresceu 4,8% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Sobre a indústria fluminense, o setor acumula, no primeiro quadrimestre do ano, um crescimento de 5,5% e, nos últimos 12 meses, de 6,5%. De acordo com o governador Cláudio Castro, o papel da indústria no crescimento econômico e social é indiscutível. “O setor impulsiona a economia, gera empregos e renda para a população, incentiva o consumo e impacta positivamente as exportações. O crescimento da produção reflete a expansão econômica do Estado do Rio e comprova a importância das políticas públicas voltadas ao setor industrial”, cita.

A secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do estado, Fernanda Curdi, observa que o Estado do Rio iniciou o ano acumulando indicadores mensais positivos. “Este é o quarto resultado positivo do setor no ano. Em janeiro, a produção industrial fluminense cresceu 6,3%, em fevereiro, 8,6%, em março, 3,1%”, aponta a secretária.

Volume de serviços prestados também registra alta

O volume de serviços prestados no Estado do Rio de Janeiro cresceu 4,8% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado. No primeiro quadrimestre de 2024, o crescimento acumulado do setor é de 4,1%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, também divulgada pelo IBGE.

Segundo a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi, na comparação interanual, o setor de serviços no Brasil apontou crescimento de 5,6%, com destaque para o setor de informação e comunicação, que exerceu o principal impacto positivo. “O setor responde, junto com o setor de comércio, por 75% do PIB do Estado do Rio e tem grande peso não apenas na economia fluminense, mas também na economia do país”, comenta.

Cláudio Castro ressalta que o setor de serviços tem avançado significativamente no estado e esta é a segunda alta consecutiva registrada pelo segmento. “Em março, o volume de serviços prestados em território fluminense cresceu 3%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O setor desempenha papel estratégico no desenvolvimento econômico, sendo a principal fonte de geração de empregos, e seu crescimento reforça a expansão da economia fluminense”, conclui o governador.

 

Deixe um Comentário