Estado confirma 13ª morte por febre amarela em Angra dos Reis

0

ANGRA DOS REIS
O boletim epidemiológico divulgado pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, na noite de terça-feira, dia 6, confirmou a 13ª morte por febre amarela em Angra. Além deste óbito, mais quatro novos casos da doença foram divulgados no informe. A cidade da Costa Verde contabiliza 29 casos dentre 120 em todo o estado; que já registrou 81 mortes.

A última contabilizada foi a de um pedreiro de 37 anos, morto no 11 de fevereiro em Angra, mas que só teve a causa confirmada nesta terça-feira. A vítima era moradora do continente, mas esteve a trabalho na praia de Passa Terra, na Ilha Grande – local de incidência do vírus.

BAIXA PROCURA PELA VACINA PREOCUPA
A baixa procura pela vacina tem preocupado as autoridades de Saúde. No último sábado, por exemplo, Dia D de vacinação em todo o estado, apenas 1.613 pessoas foram imunizadas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no início do ano, nove mil doses chegaram a ser aplicadas em um dia.

Apesar da redução da procura pela vacina, a campanha de imunização apresenta bons números, segundo a Secretaria de Saúde. No início do ano apenas 31.796 do público-alvo havia se vacinado (16,3% da população), agora já são 151.316 imunizados (78,9% da população). O objetivo é imunizar 100% do público-alvo.

A Secretaria de Saúde solicita que a população colabore e se conscientize do risco que a febre amarela representa. De acordo com especialistas, o índice de mortalidade da febre amarela é de 50%. Muito maior do que a dengue, por exemplo, que possui um índice de mortalidade de 1%, ou a dengue hemorrágica que mata 10% das pessoas infectadas.

FEBRE AMARELA NO ESTADO
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro contabiliza em 2018, 120 casos de febre amarela silvestre em humanos, sendo 54 óbitos (confira quadro abaixo). Já as localidades que tiveram casos confirmados de febre amarela em macacos são: Niterói, Angra dos Reis (Ilha Grande), Barra Mansa, Valença, Miguel Pereira, Volta Redonda, Duas Barras, Paraty, Engenheiro Paulo de Frontin, Araruama e Petrópolis.

– 14 casos – Teresópolis, sendo sete óbitos
– 18 casos – Valença, sendo seis óbitos
– 11 casos – Nova Friburgo, sendo quatro óbitos
– 1 caso – Petrópolis
– 2 casos – Miguel Pereira, sendo um óbito
– 10 casos – Duas Barras, sendo dois óbitos
– 3 casos – Rio das Flores, sendo dois óbitos
– 2 casos – Vassouras, sendo um óbito
– 7 casos – Sumidouro, sendo dois óbitos
– 5 casos – Cantagalo, sendo três óbitos
– 1 caso – Paraíba do Sul, sendo um óbito
– 2 casos – Carmo, sendo um óbito
– 2 casos – Maricá, sendo um óbito
– 29 casos – Angra dos Reis, sendo treze óbitos
– 2 casos – Paty do Alferes, sendo um óbito
– 2 casos – Engenheiro Paulo de Frontin, sendo dois óbitos
– 2 casos – Mangaratiba, sendo um óbito
– 1 caso – Piraí, sendo um óbito
– 1 caso – Cachoeiras de Macacu, sendo um óbito
– 2 casos – Trajano de Moraes, sendo dois óbitos
– 1 caso – Rio Claro, sendo um óbito
– 2 casos – Silva Jardim, sendo um óbito

Deixe um Comentário