ESTADO
A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) monitoram as precipitações em todo o Estado e atuam para prevenir e minimizar os danos.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para 137 ocorrências relacionadas às chuvas, nas últimas 24 horas, em todo o Estado. Quatro mortes foram confirmadas, até o momento desta publicação.
No município de Japeri, o desabamento de uma casa, na Rua do Mocambo, n° 92, provocou o óbito de uma criança do sexo masculino. Em Nova Iguaçu, duas vítimas masculinas adultas morreram em decorrência das chuvas nos bairros Ipiranga e Jardim Pernambuco.
Na cidade de Barra do Piraí, um deslizamento de terra atingiu uma edificação residencial de três pavimentos, vitimando uma mulher na Rua Paula da Silveira, no Morro do Gama. Os bombeiros conseguiram retirar quatro pessoas com vida dos escombros.
Militares também atuam na Rua Araraboia, no bairro Vila Mariana, em Mendes, onde outro deslizamento foi registrado. Duas pessoas foram resgatadas com vida, mas há pelo menos mais uma vítima reclamada, uma criança de cerca de seis anos.
“Estamos trabalhando ininterruptamente, desde o início da noite de quarta-feira, dia 21, para atender às emergências e socorrer as vítimas em todo o Estado. A Defesa Civil Estadual está em contato direto com as prefeituras, desde a madrugada, colocando todos os recursos da pasta à disposição, para ajudar a população a retornar, quanto antes, ao estágio de normalidade. A operação do CBMERJ em resposta às chuvas conta com o empenho de bombeiros divididos em Grupos de Resposta ao Desastre (GRDs), com apoio de viaturas de salvamento, ambulâncias, barcos de alumínio para socorro a pessoas ilhadas por inundações e alagamentos, drones, aeronaves para busca de vítimas e monitoramento das áreas atingidas, cães farejadores, além de especialistas em resgate em estruturas colapsadas”, afirmou o secretário Estadual de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
Defesa Civil
A Sedec-RJ mantém contato permanente com as Defesas Civis municipais, dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão local. Agentes realizam visitas técnicas nas áreas mais afetadas, nesta quinta-feira, nos municípios de Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Japeri, Queimados e Nova Iguaçu. A Sedec também disponibilizou aeronaves para apoio, monitoramento e avaliação de riscos nas áreas mais atingidas pela chuva.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) está acompanhando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos em todo o território fluminense, enviando alerta para os municípios, quando necessário.
Os riscos
Neste momento, é muito alto/alto o risco hidrológico, em Nova Iguaçu, Queimados, Barra do Piraí, Mendes, Paracambi, Porto Real, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri e Belford Roxo, com possibilidade de inundações e alagamentos.
É muito alto o risco geológico em Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Japeri, Mendes, Paracambi, Queimados e Porto Real, com possibilidade de deslizamentos de terra.
O monitoramento segue em tempo real e qualquer alteração ou intensificação das condições climáticas poderá resultar na elevação dos níveis de risco do Cemaden-RJ.