SUL FLUMINENSE/ESTADO
Funcionários dos Correios do estado do Rio de Janeiro aderiram à greve nacional da empresa pública. A paralisação nacional já está em seu oitavo dia com a adesão de todos os 26 estados e o Distrito Federal. Com isso, várias contas podem atrasar. O Procon-RJ orienta que o cliente precisa entrar em contato com as empresas para verificar formas alternativas de pagamento. A greve é por tempo indeterminado. Para o próximo dia 2, segunda-feira, está marcada uma assembleia, no Rio de Janeiro, pra avaliar e traçar os novos passos da greve. A tendência é que todas as cidades participem da paralisação. No Sul Fluminense, as primeiras agências a aderir foram as de Volta Redonda e Barra do Piraí.
De acordo com o diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares (Sintect/RJ), Sul Fluminense, Esmeralci Silva, o principal motivo da greve é o dissídio coletivo. “Nossa data base é agosto, a proposta seria 3% de reajuste para janeiro e sem retroativo. Outro fator importante é que a empresa quer mudar o plano de saúde, querem mudar e querem que a gente pague um valor acima do nosso poder aquisitivo”, avalia o diretor.
Outro ponto abordado por Esmeralci é que a empresa tem promovido planos de demissões voluntárias, ficando com o quadro reduzido. “Com isso o trabalho fica prejudicado e com falta de qualidade, gerando falhas. Os salários estão em dia, mas faltam melhorias na estrutura”, destaca o diretor, acrescentando que em média 80% dos funcionários estão paralisados.
Procon auxilia
Com a manutenção da paralisação dos Correios, o Procon-RJ orienta os consumidores sobre a melhor forma de pagar as contas e evitar multas e atrasos. De acordo com o órgão, as empresas que fazem cobranças de prestação de serviços através de boletos bancários e outras correspondências com data de vencimento devem oferecer outras formas de pagamento.
Nos casos da contas de luz, gás, telefone e TVs a cabo, os sites das concessionárias e operadoras já oferecem boletos de segunda via para serem pagos em agencias bancárias. No caso de outros serviços, o consumidor deve entrar em contato com a empresa para saber como poderão efetuar os pagamentos.
O Procon-RJ também esclarece que as empresas devem divulgar as alternativas disponíveis. Os consumidores que sabem a data de vencimento de suas contas devem entrar em contato solicitando outra opção antes do vencimento para evitar a cobrança de encargos e até mesmo o cancelamento do serviço.
Caso o consumidor não consiga contato por meio do telefone ou internet e for penalizado com multas e juros, a orientação é que procure uma agência do Procon.