RESENDE
Integrar alunos de seu campus e de diversas universidades da região, além de abordar temas e técnicas atuais da profissão por meio de palestras e workshops, estes são os objetivos da I Jornada de Nutrição da Estácio. O evento tem inicio hoje, às 19 horas, com a inauguração do Laboratório de Técnica Dietética da Unidade e uma aula gratuita ministrada pela empresa-escola, Fuê Gelateria.
Amanhã, a Jornada contará com a participação da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Cadetes da Academia levarão para a Universidade uma Cozinha de Campanha, cozinha móvel do Exército que acompanha os militares em suas operações. Além de explicar todo o processo de operação, os cadetes farão uma simulação de produção de alimentos durante as manobras militares, oferecendo ao final uma degustação para o público acadêmico. A atividade acontecerá a partir de 18h45min.
De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição da Estácio Resende, Adriana Pereira, os cadetes do curso de Intendência da Aman irão explicar como é a logística da alimentação em casos de combate, incluindo ração operacional. Será uma demonstração de como a cozinha funciona. “A presença da Aman no evento é mais um fruto da parceria da Estácio com a escola de ensino superior do Exército, que já resultou, entre outras ações, em intercâmbio de alunos da Estácio Resende em disciplinas da grade curricular da Academia, e palestras e cursos de professores da Estácio Resende para os cadetes da instituição militar”, destaca.
No sábado, 31 de agosto, a Unidade sediará um ciclo de palestras com nutricionistas e profissionais especialistas em Nutrição, com solenidade de abertura prevista para às 8 horas. A partir de 8h30min, as palestras têm início com o tema ‘O alimento atravessado pelo afeto: Inter-relações à mesa’, com a psicóloga Elen Nogueira Lima; às 10 horas ‘Intervenções Nutricionais no Autismo’, com a nutricionista Tatiana Abrantes; a partir das 11 horas, ‘Suplementação para o ganho de força e melhora no rendimento esportivo’, com a nutricionista Andresa Souza; 13h30min, ‘Esteatose Hepática: como a Nutrição pode impactar no tratamento’, com Dani Ladeira; a partir de 14h30, será abordado o tema ‘A relevância da Homeopatia na Nutrição Clínica’, com Cíntia Labolita; e às 16 horas, ‘Alimentação Consciente e Ecológica’, com Cíntia Periard.
A I Jornada de Nutrição da Estácio Resende, que acontece em comemoração ao Dia do Nutricionista (31/08), é voltada a alunos de Nutrição da Unidade e de universidades regionais convidadas, previamente inscritos, e que poderão participar das atividades dos dias 29 e 31. A expectativa é de reunir mais de 150 acadêmicos em cada dia de evento.