>
whatsapp image 2025 01 21 at 12.22.16

Estabelecimentos são alvos na megaoperação da Light no Vale do Paraíba

Por Mônica Vieira
a3a163ff 8304 4c3f 9eec c52f665f9b39
970x250 refis

VALE DO PARAÍBA

Nesta segunda-feira, dia 9, a Light realiza uma megaoperação de combate ao furto de energia. A ação ocorre em 19 cidades do Vale do Paraíba, Sul do estado do Rio de Janeiro, com o apoio da Polícia Civil. Até a publicação desta reportagem, já foram realizados 202 serviços de normalização de consumo, incluindo locais como lojas de calçados, açougue, oficina mecânica, mercado e restaurantes, resultando em três registros policiais.

Segundo apurado pelo A VOZ DA CIDADE, Cerca de 400 profissionais da empresa, entre técnicos, eletricistas, supervisores, engenheiros e coordenadores, estão mobilizados, além de contar com o suporte da 90ª Delegacia Policial (DP) de Barra Mansa,  93ª DP de Volta Redonda e 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

As equipes partiram das bases operacionais de Volta Redonda, Barra Mansa e Três Rios para realizar as inspeções. Durante a operação, a Light também disponibiliza atendimento comercial na Praça Pandiá Calógeras, no bairro Vila Cecília, em Volta Redonda, onde os moradores podem solicitar serviços como atualização cadastral, troca de titularidade e parcelamento de débitos.

Foco na segurança energética da região

Segundo a Light, o  Vale do Paraíba apresenta características peculiares no consumo energético, com alta concentração de consumidores residenciais e predominância de consumo industrial, impulsionado pela Usina Presidente Vargas, da CSN – maior siderúrgica do Brasil e uma das maiores da América Latina. Essa complexidade torna ainda mais essencial o combate às ligações clandestinas, que comprometem a qualidade do fornecimento de energia e colocam vidas em risco.

A região também abriga o Complexo Hidrelétrico de Lajes, em Piraí, administrado pela Light. Esse importante ativo gera mais de 820 MW de energia limpa e garante 95% do abastecimento de água da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Furtos de energia: prejuízos e riscos


O furto de energia, crime previsto no artigo 155 do Código Penal (CP) com pena de até oito anos de reclusão, causa prejuízos diretos à população. Além de sobrecarregar transformadores e provocar quedas de energia – especialmente durante o verão, quando o consumo atinge picos –, as ligações clandestinas representam riscos graves, como acidentes e incêndios.

Nos primeiros oito meses de 2024, a Light regularizou 2.409 ligações clandestinas e normalizou aproximadamente 121.520 instalações irregulares em residências e comércios de seus clientes. Ao todo, foram recuperados 148 GWh de energia, quantidade suficiente para abastecer o consumo de 61 mil residências durante um ano. Apesar desses esforços, a empresa ainda enfrenta um prejuízo anual de cerca de R$ 800 milhões devido ao furto de energia. Para se ter uma ideia do desafio, a cada 100 clientes regulares, 35 furtam energia.

Balanço de ações em 2024

Ao longo do ano, a Light realizou quatro megaoperações de combate às ligações clandestinas, envolvendo 1.600 profissionais no total. Durante essas operações, foram inspecionadas 1.929 unidades consumidoras e regularizadas 403 ligações clandestinas, resultando na recuperação de 2,234 GW de energia. Além disso, 36 Registros de Ocorrência foram realizados para documentar práticas ilícitas e suas consequências.

Compromisso da Light com o combate ao furto de energia

Presente em 31 municípios do Rio de Janeiro, a Light enfrenta desafios históricos em sua área de concessão, onde os índices de furto de energia superam a média nacional. Em parceria com o poder público, a empresa trabalha continuamente para coibir essa prática, assegurando a qualidade e a segurança do fornecimento de energia para toda a população.

Com essa operação, a Light reafirma seu compromisso com a proteção do sistema elétrico, promovendo sustentabilidade e segurança energética para os consumidores da região.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos