RESENDE
O prefeito Diogo Balieiro Diniz disse, nesta quinta-feira, dia 26, que apesar dos desafios enfrentados desde 2017, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, conseguiu democratizar e estender as opções de esporte para a população da cidade.
Através da criação de cinco Centros Esportivos nos bairros Centro, Paraíso, São Caetano, Jardim Aliança e Engenheiro Passos, diversas modalidades como jiu-jitsu, judô, ballet, pilates, yoga, funcional, zumba, jazz, futsal e futebol passaram a ser oferecidas gratuitamente, beneficiando crianças, jovens, adultos e idosos.
Eventos esportivos foram promovidos, incluindo práticas como “X1” e “Basquete 3×3”. Parcerias permitiram o desenvolvimento de talentos em modalidades como judô, com destaque para Ana Gabrielle de Sousa Soares.
Além disso, várias áreas de lazer foram revitalizadas ou construídas, como as praças da Caixa D’Água, Dona Filó e São Caetano, além do Parque Zumbi e do Ecoparque, que se tornou um dos maiores parques urbanos do sul fluminense. A gestão também focou na acessibilidade, adaptando espaços com balanços para cadeirantes e rampas de acesso, tornando Resende um lugar mais inclusivo.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz comentou sobre as iniciativas: “Nossa população da melhor idade ganhou muita atenção e cuidado, afinal, oferecer atividades para esse público é também trazer mais longevidade e vitalidade, cuidado com carinho da saúde. E não podemos esquecer das nossas crianças que estão crescendo com acesso ao esporte, conhecendo e experimentando modalidades e até se tornando grandes potências. Temos a sensação de dever cumprido quando olhamos a qualidade dos centros esportivos que se tornaram um sonho realizado em Resende e também nos orgulhamos de não ter esquecido de ninguém. Trabalhamos pela acessibilidade e para que todos possam se divertir.”
Pensando na acessibilidade, muitos pontos da cidade ganharam recursos adaptados, como balanços para cadeirantes, rampas de acesso e mudanças que democratizam espaços de suma importância e tornam Resende um lugar mais receptivo para a própria população.