BARRA MANSA
Música, performance e poesia. Essa é a proposta do espetáculo solo performático “sabe quando des-” que estreia no Sesc Barra Mansa, no próximo domingo, 12, com a participação da cantora baiana Assucena. Contemplada pelo Sesc Rio no projeto Nova Música Convida, apresentação é gratuita e acontece às 19h no teatro da unidade.
O repertório do show é composto por canções de dois trabalhos já gravados pela dupla de compositores Bianco Marques e Francisca Valentina: “sabe quando que” (2016) e “DES-” (2020), bem como novas composições que estão em processo de criação. As músicas evocam uma ampla gama de emoções e experiências, desde o amor até sentimentos indefinidos. A criação sonora ainda brinca com ritmos brasileiros e incorpora sons do cotidiano, como o icônico “carro de empadinha”. As letras das músicas carregam significados profundos e provocativos, proporcionando uma exploração única de palavras e sonoridades.
No palco, em uma apresentação solo, Bianco se relaciona diretamente com o público. Acompanhado por um software de música, um violão e diversos objetos cotidianos e inusitados, ele cria uma experiência sonora única e criativa.
De Barra Mansa, Bianco Marques é um artista multifacetado, atuando como ator, cantor, compositor e preparador vocal. Começou a estudar música ainda aos 12 anos, em uma banda de marcha da rede pública de ensino de sua cidade natal. Estudou percussão sinfônica e tocou em bandas e orquestras, até começar a fazer teatro e se reinventar artisticamente. Em 2009, fundou o Coletivo Sala Preta, dedicado à pesquisa e criação artística entre o teatro e a música. Sua jornada solo como cantor começou em 2015, quando lançou o álbum “sabe quando que” (2016), com composições autorais em parceria com a amiga Francisca Valentina. As músicas se tornaram uma performance urbana, que Bianco apresentou em diversas cidades do Rio e São Paulo, além de uma turnê no México.
A performance integrou também festivais como Música Livre (Sesc BM/2018), Uchô Kandu (Penedo/2017) e Fico em Casa Br (online/2020). Em 2020, novamente em parceria com Francisca, cria o experimento “DES-”, abordando o impacto emocional e social da pandemia de covid 19. “DES-” também teve uma experiência de performance, com a filmagem da canção “Ruas de Delivery” para a Websérie “A composição como campo de diálogo”, produzida pelo estúdio Polifonia (Volta Redonda/RJ) em 2021.
Você encontra Bianco Marques em seu perfil no Spotify, ou nas redes sociais @biancomarques_, @biancoefrancisca ou @salapreta
FICHA TÉCNICA
Direção artística e composições: Francisca Valentina e Bianco Marques
Cantor/Músico/performer: Bianco Marques
Figurino e cenografia: Viviane Saar
Direção de movimento: Danilo Nardelli
Arte gráfica: Ana Costa
Fotografias: Fernanda Líder
Comunicação: Luísa Ritter
Registro Audiovisual: Ana Paula Janis
Técnico de som: Martché
Iluminação: Alexandre Caverninha
Realização: Coletivo Sala Preta
SERVIÇO
Data: 12 de Novembro, domingo, às 19h
Local: Teatro do Sesc Barra Mansa, RJ
Valor: R$ 10 inteira / R$ 5 meia / PCG e Sócio grátis
Classificação Livre
Mais informações: salapreta@gmail.com ou (24) 992377367