BARRA MANSA
O Sesc Barra Mansa vai receber nesta quinta-feira,16 às 19h, o premiado espetáculo “Ou 9 ou 80”, da Clarin Cia de Dança. Vencedor do Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Artes, como melhor espetáculo de dança presencial, em 2021, a performance com bailarinos do Rio de Janeiro e de São Paulo faz uma narrativa sobre a vida cotidiana de muitos jovens periféricos que, mesmo diante das dificuldades, encontram inspiração e motivação para adiante.
“Ou 9 ou 80” traça um paralelo ao abordar as nove mortes de jovens em um baile funk em Paraisópolis (SP), em 2022, e os 80 tiros no carro de uma família em Guadalupe (RJ), em 2019, que resultaram na morte de um homem. Acontecimentos que são reflexos de ações desastrosas das forças de segurança, tratamento comum dado às populações das grandes periferias.
Embalado pela cultural do passinho e por letras de funk que narram suas revoltas, abismos sociais, desesperança, mas também seus anseios, sua alegria e uma imensa criatividade, o espetáculo vai levar ao palco do Sesc as vidas dos dançarinos das periferias dessas duas cidades, apresentando as dificuldades que sofrem diariamente com o racismo, a homofobia, a gordofobia, a desigualdade social, e demonstrando que, mesmo com tantos obstáculos, superam seus obstáculos.
Vencedor do Prêmio APCA de Melhor espetáculo de Dança presencial em 2021, a performance foi selecionada pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar para circulação nas unidades da instituição. Formado por artistas com vivências na capoeira, passinho, breaking, ballet e danças brasileiras, a Clarin Cia de Dança foi criada em 2009 pelo coreógrafo maranhense Kelson Barros, que possui passagens pelo Balé Folclórico de São Paulo e o Corpo de Baile Jovem do Teatro Municipal da mesma cidade. Desde 2016, ele é coreógrafo em comissões de frente do carnaval paulista, premiado quatro vezes nessa categoria. Já teve também performances apresentadas em Washington, capital dos Estados Unidos, e na ONU, em Nova York.
SERVIÇO
Espetáculo de dança “ou 9 ou 80”
Quinta-feira, 16/11 às 19h
Sesc Barra Mansa (Av. Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom)
Classificação: 12 anos
Ingressos: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia) e gratuito (credencial plena Sesc e públicos cadastrado no PCG)