BARRA MANSA
Com a expectativa de repetir as edições anteriores, e reunir cerca de três mil expectadores, a encenação da Paixão de Cristo, que é realizada por um elenco de atores profissionais e amadores, em sua maioria da comunidade e bairros próximos, neste ano terá como tema a “Esperança”. O teatro da Paixão de Cristo tem apoio da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, e dos moradores do bairro Vista Alegre, que todos os anos ficam aguardando a apresentação.
Em sua 6ª edição, a encenação acontecerá no dia 18 de abril de 2025, às 17 horas, no final do bairro; com entrada gratuita e classificação livre para todos os públicos. Além de entretenimento e um ato de fé, o evento faz parte do Calendário Cultural do município, previsto no Sistema Municipal de Cultura – Lei 4.602/2016, e conta com apoio da Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura.
Para levar a evangelização ao públicaoe narrar a Vida, a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo, os atores estão desde janeiro estudando e ensaiando para a apresentação, ao menos três vezes na semana. Ao todo são quase 100 pessoas que participam na encenação, entre atores, produção, figurino, fotografia, áudio, vídeo, maquiagem, direção e coordenação.
De acordo com o diretor, Guilherme Lima, quem for assistir este ano vai ver novidades, novos personagens e cenas inéditas. “Com as cenas bíblicas, a encenação leva o público a reviver o que aconteceu com Jesus, há mais de dois mil anos”, destaca.
Atores falam da expectativa para a apresentação
O ator Marcos Ferreira, que mais uma vez interpretará Jesus, fala sobre a mensagem que deseja levar ao público. “Quero mostrar a todos o amor e cuidado que Cristo tem por nós, em nossas dificuldades e alegrias quando confiamos n’Ele”, disse.
Já a atriz Larissa Diniz, que pela segunda vez participa da encenação e neste ano interpretará Maria, destaca: “Estou na expectativa do dia da apresentação, e feliz por ter sido escolhida para representar uma personagem tão importante. Eu participo da encenação da Paixão de Cristo como forma de me aproximar mais de Deus.
Meu sentimento em interpretar Maria, Mãe de Jesus, é de gratidão e amor. Estou ensaiando e me dedicando muito”, contou.
Diego Almeida, que interpreta Judas Iscariotes, participa pela primeira vez da encenação e fala da expectativa e do seu personagem: “Nossa expectativa é a melhor possível: desejamos que todos que venham prestigiar a encenação sejam tocados e tenham sua fé renovada em Jesus de Nazaré, Aquele que veio trazer a Boa- Nova a todos os povos, e renovar a experiência de uma vida mais justa e fraterna”, ressaltou.
“Meu personagem foi um homem, como todos os outros apóstolos, chamado por Jesus, amado e escolhido por Ele. A ele foram confiadas as finanças, mas perdeu-se no processo, não compreendendo que o Reinado de seu Mestre não era deste mundo, e que Sua majestade não se manifestaria a seu modo. Após o ato de sua traição, encheu-se de remorso, mas não a ponto de arrepender-se pedindo perdão e mudando a rota de sua vida. Condenou-se a viver para sempre longe do seu Mestre e Senhor.”
Huelison Nunes, que interpreta o discípulo Pedro, também estará na encenação da Paixão de Cristo pela primeira vez e está ansioso para chegar o dia. “No ano passado eu estive lá, e pude acompanhar como parte do público; gostei muito, e agora estou numa nova expectativa para a encenação fazendo parte do grupo, e muito ansioso para chegar o dia. O meu personagem é muito impulsivo e firme naquilo que fala, mas em algumas coisas ele procura se corrigir. É um exemplo de coragem, mas também de humildade, reconhecendo seus erros e deixando a graça de Deus transformá-lo”, concluiu o ator.