Espera de 18 meses para sepultar corpo do filho chega ao fim para mãe enlutada

Jonathan Gilberto Paulino da Silva, morto em dezembro de 2023

Por Tânia Cruz
36 cidades espera de 18 meses para sepultar corpo do filho chega ao fim para mãe enlutada divulggação

VOLTA REDONDA
Depois de várias ‘batalhas’, chega ao fim a saga de luta da comerciante de Volta Redonda, Alessandra Aparecida Paulino, a Tia Chica. Foram 18 meses de buscas pela recuperação e identificação do corpo do filho, Jonathan Gilberto Paulino da Silva, morto em dezembro de 2023. O sepultamento está marcado para a próxima segunda, dia 7, às 9 horas, no Cemitério Municipal Bom Jardim, no bairro Retiro.
Alessandra destacou que é grata a Deus e a todas as pessoas que abriram os corações e as portas para que chegasse a reparação da dignidade de seu filho. “Meu filho Jonathan é gente, não um indigente. Foi uma batalha muito grande, mas a grande união fez com que tivesses o resultado em tempo recorde, embora as de minhas amigas Lucimar e Maria Aparecida, tenham demorado muito mais”, destacou Tia Chica, que solicitou orações para o seu filho.
O CASO
Tia Chica lembrou que sua saga iniciou em 19 de dezembro de 2023, quando Jonathan desapareceu, e no dia 23 do mesmo mês quando reconheceu ‘informalmente’ o corpo dele encontrado às margens do rio, em Barra do Piraí, mas não pôde sepultar. Segundo ela, de janeiro a março de 2024 foram várias idas e vindas do Instituto Médico Legal (IML) até abril, quando foi instaurado processo para o DNA e os apelos da mãe enlutada iniciaram nas redes sociais. Em abril também, foi realizada com ela a primeira reunião no Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda (NPJ-UFF), com vários coletivos ligados aos Direitos Humanos, além de coleta de material para o 2º DNA e localização do corpo de Jonathan Gilberto.
Em maio, aconteceu a notícia oficial das ‘mães enlutadas’ sobre os casos. Já em outubro de 2024 aconteceu a entrega do laudo do DNA pela Delegacia de Polícia. Na sequência, mais reuniões e movimentações dos apoios em busca de solução. Em abril deste ano, o padre Juarez Sampaio, grande ativista por causas sociais em Volta Redonda e região, fez grande apelo para celeridade dos processos. Em maio, as certidões de óbitos dos outros em espera começam a ser liberadas pela Justiça. No mês passado, foi a vez da Certidão de Óbito do Jonathan ser liberada, como também a exumação do corpo. Agora, o anúncio do sepultamento do corpo do filho da Tia Chica.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos