VOLTA REDONDA
Depois de várias ‘batalhas’, chega ao fim a saga de luta da comerciante de Volta Redonda, Alessandra Aparecida Paulino, a Tia Chica. Foram 18 meses de buscas pela recuperação e identificação do corpo do filho, Jonathan Gilberto Paulino da Silva, morto em dezembro de 2023. O sepultamento está marcado para a próxima segunda, dia 7, às 9 horas, no Cemitério Municipal Bom Jardim, no bairro Retiro.
Alessandra destacou que é grata a Deus e a todas as pessoas que abriram os corações e as portas para que chegasse a reparação da dignidade de seu filho. “Meu filho Jonathan é gente, não um indigente. Foi uma batalha muito grande, mas a grande união fez com que tivesses o resultado em tempo recorde, embora as de minhas amigas Lucimar e Maria Aparecida, tenham demorado muito mais”, destacou Tia Chica, que solicitou orações para o seu filho.
O CASO
Tia Chica lembrou que sua saga iniciou em 19 de dezembro de 2023, quando Jonathan desapareceu, e no dia 23 do mesmo mês quando reconheceu ‘informalmente’ o corpo dele encontrado às margens do rio, em Barra do Piraí, mas não pôde sepultar. Segundo ela, de janeiro a março de 2024 foram várias idas e vindas do Instituto Médico Legal (IML) até abril, quando foi instaurado processo para o DNA e os apelos da mãe enlutada iniciaram nas redes sociais. Em abril também, foi realizada com ela a primeira reunião no Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda (NPJ-UFF), com vários coletivos ligados aos Direitos Humanos, além de coleta de material para o 2º DNA e localização do corpo de Jonathan Gilberto.
Em maio, aconteceu a notícia oficial das ‘mães enlutadas’ sobre os casos. Já em outubro de 2024 aconteceu a entrega do laudo do DNA pela Delegacia de Polícia. Na sequência, mais reuniões e movimentações dos apoios em busca de solução. Em abril deste ano, o padre Juarez Sampaio, grande ativista por causas sociais em Volta Redonda e região, fez grande apelo para celeridade dos processos. Em maio, as certidões de óbitos dos outros em espera começam a ser liberadas pela Justiça. No mês passado, foi a vez da Certidão de Óbito do Jonathan ser liberada, como também a exumação do corpo. Agora, o anúncio do sepultamento do corpo do filho da Tia Chica.