Especialista na área fiscal e financeira vai ministrar palestra sobre Compliance na CDL de Volta Redonda

0

O advogado especializado na área fiscal e financeira, Cláudio Carneiro, estará, nesta quarta-feira, 23, em Volta Redonda, ministrando a palestra “Compliance como instrumento de competitividade no mercado”. Trata-se de um evento gratuito que vai ser promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Rdonda (CDL-VR), em sua sede, na Rua Simão da Cunha Gago, 19, no bairro Aterrado, a partir das 17 horas.

O palestrante, que é também diretor acadêmico do Instituto Brasileiro de Compliance (IBC), informou que é crescente o número de empresas vítimas de altas condenações em decorrência da inaplicabilidade ou inexistência do código de ética e conduta. Informou ainda que, neste caso, investir na política de compliance trabalhista é mitigar os riscos da empresa, garantindo maior controle de operação.

Os idealizadores do evento informaram que, além de abordar a Lei Anticorrupção e entender como a ética pode melhorar os resultados nos negócios, o objetivo é promover também uma ampla discussão sobre as mais recentes exigências legais, como esclarecer melhor o cenário brasileiro. O evento estará aberto ao público.

Vale ressaltar que o evento terá, ainda, a participação do Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Volta Redonda (Codese-VR), Luiz Sérgio Teixeira Loques, que irá tratar do tema mostrando que pequenos negócios também precisam de programa de integridade e Compliance. Luiz disse que ter integridade ou estar em Compliance na empresa é respeitar o parceiro de negócio, tratar bem os funcionários, honrar os contratos e os acordos, respeitar as leis, não enganar clientes ou fornecedores, não cometer infrações e evitar que elas aconteçam.

Uma empresa íntegra, de acordo com Luiz Sérgio, atua dentro da legalidade, pautando suas atividades por valores e princípios éticos, buscando sempre defender a honestidade e impedir a ocorrência de irregularidades em seus negócios. Compliance, segundo ele, significa estar em conformidade com as leis, regulamentos e processos. Vale ressaltar que pequenos negócios representam 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram mais de 70% das vagas formais de emprego.

error: Conteúdo protegido !