Especialista dá dicas e orientações para hidratação durante folia

0

BARRA MANSA

O carnaval está chegando e, no período, algumas orientações importantes devem ser seguidas para a folia não terminar em problemas de saúde. As recomendações são da nutricionista Raphaela Rocha.

De acordo com ela, apesar de ser uma época de descontração, a alimentação adequada é fundamental para evitar transtornos para o folião. “Como é um período de verão, de altas temperaturas, em que as pessoas transpiram muito, é importante aumentar a hidratação. A ingestão de líquidos é muito importante, seja na forma de água, suco ou água de coco, por exemplo, principalmente para quem faz uso de bebida alcoólica”, comenta.

Além da hidratação constante, a alimentação precisa ser mais leve. “O intuito é evitar o que chamamos de má digestão, que é quando a gente come e se expõe logo em seguida a atividades intensas como ir pular em um bloquinho, por exemplo. Alimentos mais leves evitam desconfortos como a hipoglicemia e os desmaios”, afirma Rocha.

Ela orienta que a ingestão de alimentos ocorra entre meia hora e uma hora antes de pular o carnaval. Já durante a festa, a pessoa pode optar por frutas, que também acabam colaborando para uma boa hidratação.

Outro alerta é sobre bebidas que não são alcoólicas, mas que necessitam de atenção redobrada. “Sempre que você toma algum tipo de líquido que exige mais água para excretá-lo do que a que ele fornece para você, como chá, café e refrigerante, a gente pede para você aumentar a fonte de líquidos que compensem essa exigência. Na verdade, o refrigerante, por exemplo, não é recomendado por vários outros motivos, pois sua composição conta com corantes e outros itens que não fazem bem”, informa a nutricionista, acrescentando que se consumir bebidas alcoólicas, intercale com o consumo de líquidos como água, água de coco, sucos e refrescos.

Para aproveitar melhor a folia durante o dia, o ideal é fazer refeições leves, de boa digestão, como sanduíches naturais. “São alimentos que fazem com que o açúcar seja liberado de forma mais lenta, então você consegue ter a energia necessária para curtir a festa”, explica. “Já para a noite, você pode fazer sua alimentação normalmente durante o dia, em seguida jantar e ter um repouso de meia à uma hora antes de sair para pular o carnaval”, complementa.

Para manter a hidratação

1 – Invista nas frutas: As frutas que são ricas em água como a melancia, abacaxi, morango e kiwi, por exemplo. Além de hidratar, proporcionam uma sensação de refrescância, diminuindo a temperatura do corpo, amenizando o calor e ajudando ainda a repor os nutrientes que são perdidos durante a transpiração.

2 – Água de coco: Tradicional e muito saborosa, a bebida é essencial para aproveitar melhor os dias de folia. Por ser rica em potássio e em carboidratos, a bebida é saudável, pouco calórica, ajuda a repor os nutrientes perdidos e diminui os sintomas do estresse e do cansaço, logo, vai te ajudar a aproveitar por mais tempo o carnaval.

3 – Suco de frutas: Saudáveis, refrescantes e saborosos, pode-se preparar um suco natural de frutas, congelar e levar para os blocos de rua. São nutritivos, ajudam a hidratar o corpo e acrescentam nutrientes necessários para o nosso bem-estar e para fornecer energia. Lembre-se de consumi-lo em breve, para que o suco não fique menos nutritivo e perca o seu sabor natural.

4 – Chá gelado: Para os adeptos da bebida, além de ajudar a manter o organismo saudável, o chá gelado fornece energia, hidrata e ajuda a repor os nutrientes perdidos na transpiração. O chá verde, por exemplo, é refrescante, possui ação antioxidante e ajuda na perder calorias durante a folia, sendo uma boa alternativa para melhorar a hidratação do corpo no verão.

 

 

 

error: Conteúdo protegido !