BARRA MANSA
O aniversário de Barra Mansa deste ano contará com uma programação inédita e diferenciada. Além do tradicional Desfile Cívico, o município comemora hoje os 191 anos com um ‘Circuito Cultural’, que acontecerá em três finais de semana. Outra novidade, é que durante todo o mês de outubro serão realizadas atividades como, a Feira Internacional de Negócios do Sul Fluminense (Flumisul), Feira do Livro e outras exposições. Todos os eventos são gratuitos.
A programação de aniversário começa nesta terça-feira, dia 3, aniversário da cidade, às 8 horas, com o Desfile Cívico, na Avenida Joaquim Leite, no Centro. A cerimônia contará com a participação de escolas, organizações culturais e empresariais. Segundo o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, a expectativa é que cerca de cinco mil pessoas acompanhem o desfile. “Esse ano nós teremos como tema do desfile os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco. As alas vão mostrar o que Barra Mansa faz para cumprir essas ODS como, por exemplo, a equiparação salarial de homens e mulheres, preservação do meio ambiente, segurança, desenvolvimento econômico de forma sustentável, entre outros”, disse.
CIRCUITO CULTURAL
O próximo evento realizado será o ‘Circuito Cultural Barra Mansa 191’. O presidente da Fundação Cultura explica que o circuito trata-se de um conjunto de eventos que serão realizados durante três finais de semana, com shows, barracas de comidas tradicionais, espaços de expositores e empreendedores locais, além de uma programação para crianças com atividades recreativas. “Serão grandes eventos que ocuparão as unidades culturais e as ruas de lugares descentralizados. Essa é a primeira vez na história recente que a cidade leva comemorações oficiais em distritos para celebrar o aniversário da cidade. Teremos uma estrutura de grande porte com shows de samba, pagode, sertanejo, entre outros, tudo de graça. É um projeto que atrai para cidade um investimento em estruturas de R$ 800 mil a R$ 900 mil, fora a ativação da economia local”, disse.
O primeiro evento do circuito é a Oktobeerfest, que acontece de 5 a 8 de outubro, na Fazenda da Posse, com shows da banda Figurótico na quinta-feira, Leoni na sexta, Vou Pro Sereno no sábado e Rodrigo Gavi no domingo. Durante todos os dias do evento o público contará também com apresentações do DJ Flavinho e show da banda alemã ‘BauernBand’, diretamente de Petrópolis. Além de encenações artísticas, área para crianças com brinquedos, painéis temáticos, exposição de artesanatos locais e barracas de comidas e bebidas tradicionais.
O segundo evento, será na Festa de Amparo, realizado nos dias 12 a 15 de outubro, com uma programação voltada à cultura sertaneja, shows musicais, tradições rurais, comidas da roça, torneio leiteiro, atividades do campo, feira de artesanato, além de brinquedos e atividades recreativas para crianças. A programação musical será divulgada em breve. O Circuito Cultural Barra Mansa 191 anos se encerra em Rialto nos dias 27, 28 e 29 de outubro, com atividades e formatos semelhantes aos de Amparo.
OUTRAS ATIVIDADES
No dia 15 de outubro, às 19 horas, será realizada na Galeria de Arte Clécio Penedo, no Palácio Barão de Guapy, a exposição ‘Diaspora Fashion’, que seguirá até o dia 29. Outra atividade programada é a 22ª edição da Feira Internacional de Negócios do Sul Fluminense (Flumisul), promovida pela Prefeitura de Barra Mansa em parceria com a Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril (Aciap-BM). O evento acontece de 18 a 21 de outubro, das 18 às 22 horas, no Parque da Cidade. E para finalizar, a partir do dia 27 até o dia 29, será realizado no Corredor Cultural, no Centro, uma ‘Feira do Livro’.
BOX —
JORNAL A VOZ DA CIDADE COMPLETA 53 ANOS
Hoje, 3 de outubro, o jornal A VOZ DA CIDADE, também faz aniversário. Cinquenta e três anos de existência. Fundado pelo jornalista João Batista Pançardes (in memorian), o jornal é o primeiro diário da região Sul Fluminense. Atualmente, a tiragem é em média de 12 mil exemplares por dia, circulando em 22 municípios. João Batista Pançardes falecido em 2022, esteve entre os 50 comunicadores do mundo que em vida conseguiram atingir a marca de mais de 15 mil edições publicando em 50 anos edições impressas ininterruptas sem deixar um dia sequer de informar seus leitores. Desde 2016, seu filho, Luciano Pançardes é o diretor do jornal e adquiriu no ano passado também o jornal Diário do Vale, criando um grupo.