RESENDE
Mais uma vez, o Espaço Z, localizado no Centro da cidade, vai abrigar pessoas em situação de rua a partir deste sábado, dia 11. O anúncio foi feito pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz nesta sexta-feira, dia 10, após receber a informação da chegada de uma forte frente fria pela região Sudeste nesta semana.
Esta é a segunda vez que o Espaço Z é aberto para abrigar a população de rua vulnerável em períodos de baixas temperaturas. “O frio já não é um período muito fácil de enfrentar para grande parte das pessoas que têm um lar. Para aqueles que, por algum motivo, vivem em situação de rua, as condições de tudo são ainda mais complicadas. Nós como gestão municipal temos o papel fundamental de proporcionar a esta população um pouco menos de sofrimento. Em 2019, inauguramos o abrigo noturno para este mesmo público, que oferece muitos outros serviços”, disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, o abrigo temporário ficará aberto até segunda-feira, dia 13, podendo estender até a quarta-feira, dia 15, dependendo das condições climáticas. O funcionamento será das 19 às 7 horas. “O Espaço Z estará aberto para receber as pessoas cadastradas no Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas (Caps AD), Centro Pop, equipe de Consultório na Rua e no Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) que recebem acompanhamento nas ruas. Aquelas que ainda não estão cadastradas, serão entrevistadas no momento do acolhimento pelos profissionais acompanhantes para que também sejam acolhidas, desde que estejam dentro do perfil. Não há limite de vagas, já que o espaço é amplo”, informa a Secretaria.
Durante a estada no Espaço Z, os moradores receberão da prefeitura colchão e cobertor para uso no local. É necessário levar apenas itens de uso pessoal. Nos casos das pessoas que também não recorrerem ao Espaço Z como abrigo provisório, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos continuará com o serviço de abordagem noturna e atendimento à população.