Espaço Afro Rua fortalece comércio de afroempreendedores em Volta Redonda

0

A cidade do Aço passou a contar com o Espaço Afro Rua. Inaugurado na última quarta-feira, dia 20, no Dia da Consciência Negra, o espaço, destinado aos afroempreendedores, está localizado no Mercado Popular do bairro Retiro. São 11 quiosques, que fomentam o empreendedorismo apresentando a cultura afro para população e movimenta ainda a economia do município, já que reúne no mesmo local gastronomia, moda, arte e literatura.

Segundo o prefeito de Samuca Silva, o espaço oportuniza aos afroempreendedores mostrarem e comercializarem seus produtos, em um ponto comercial tradicional da cidade. “Essa é uma ação que colabora com o crescimento econômico e cultural de Volta Redonda”, explicou o prefeito Samuca.

IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO PARA VOLTA REDONDA

A secretária de Cultura, Aline Ribeiro, foi outra que destacou a importância do espaço para Volta Redonda. Disse que a abertura do Afro Rua mostra o compromisso da atual administração com os investimentos na cultura. “O prefeito é um grande incentivador das ações da secretaria e, com esse espaço, ajuda a mudar na comunidade o pensamento ancestral de racismo e preconceito”, disse.

É importante ressaltar que a ocupação dos quiosques foi definida de forma democrática, por meio de edital de seleção, realizado entre 2017 e 2018, destinado a jovens negros com projetos de empreendedorismo cultural. A seleção dos projetos ficou a cargo de uma comissão especial de jurados, com representantes da Secretaria de Estado de Cultura, Fundação Palmares, Sebrae-RJ, Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Conselho Municipal de Políticas Culturais.

CONQUISTA PARA TODA COMUNIDADE

Para o vice-prefeito Maycon Abrantes, o Espaço Afro Rua significa uma conquista para toda comunidade. O coordenador de Cultura Afro da Secretaria de Cultura, Sid Soares, comemorou bastante. Para ele, a inauguração do espaço é uma realização de todos aqueles envolvidos nas ações em prol dos afrodescendentes. “”O Espaço Afro Rua vem dar visibilidade, oportunidade de renda e de preservação à nossa cultura com 11 quiosques que já estão de ‘cara’ nova e em funcionamento.

Drika Guedes, da marca Negríssima, divide o espaço com a grife Afro Atitude. O quiosque comercializa assessórios e roupas no estilo afro. “É moda afro para todas as raças e todos os bolsos. Temos peças de todos os preços”, informou. Ela ainda agradeceu a oportunidade de levar os produtos para um maior número de pessoas.

Deixe um Comentário