Escritoras resendenses ou radicadas serão homenageadas na segunda edição do Observatório XI

0

RESENDE

Escritoras resendenses, ou radicadas na cidade serão homenageadas na segunda edição do projeto Observatório XI, promovido pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM). Entre as homenageadas estão: Ângela Alhanati, Patrícia de Arias, Talita Abreu e Martha Carvalho Rocha. O evento acontece nesta quarta-feira, a partir das 14 horas, na Praça do Centenário, localizada em frete à Biblioteca Pública Jandyr César Sampaio. A iniciativa, que tem como objetivo aproximar escritores e leitores da Biblioteca, além de valorizar as mulheres que escrevem e publicam suas obras no município, faz parte da programação do Outubro Rosa e terá como mediadora a jornalista Elisa Veiga.

Durante o evento, cada escritora terá a oportunidade de apresentar, em aproximadamente 30 minutos, sua obra, seu processo criativo e as ferramentas utilizadas na produção, entre outros fatores relacionados à literatura.

De acordo com a presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Denise Assis, a primeira edição do Observatório XI, que aconteceu em agosto, nas instalações Biblioteca Pública, atraiu um público além do esperado, de 55 participantes. “O Observatório XI é um projeto feito para aproximar os amantes da literatura da nossa Biblioteca, que está novinha e oferece inúmeras ferramentas para que o leitor consiga consumir o que deseja. Desta vez, no entanto, vamos espalhar cadeiras na Praça do Centenário para que todos se acomodem e possam participar do evento com conforto”, conta a presidente.

A iniciativa é voltada para adolescentes partir dos 16 anos, estudantes do Ensino Médio, e também universitários, já que de acordo com a Fundação, este público está no momento certo para ser iniciado no mundo da literatura. A escolha de quatro mulheres para participar desta edição é uma alusão à importância do Outubro Rosa. “O mês de outubro tem uma grande importância para as mulheres, por isso fizemos questão de trazer para esta edição do Observatório quatro referências femininas da literatura regional, fortalecendo ainda mais a importância dessas figuras no cenário cultural. Elas, são um exemplo e uma inspiração para outras gerações, por isso teremos um grande orgulho em recebê-las e em conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho literário”, disse Denise.

HOMENAGEADAS

A escritora Ângela Alhanati, nascida em Resende, é autora do livro “Ao sol, no quintal”, que foi lançado em 2014 e esgotou das prateleiras em apenas três meses. A obra traz contos e crônicas, em um estilo independente.

Patrícia de Arias, espanhola, radicada no município, é autora das obras “Fica comigo”; “Uma ideia no bolso”; “Fio de lua e raio de sol”; e “O caminho de Marwan”, que conta de forma poética e simples a jornada de uma criança de quatro anos, fugitivo da guerra e da fome que atravessa o deserto. A publicação foi traduzida para o alemão, catalão, inglês, chinês e o português.Com ilustrações de Laura Borràs e tradução de Roseana Murray, o livro “O Caminho de Marwan”, é editado no Brasil pela Trioleca Casa Editorial e ganhou a Menção de Honra da Categoria New Horizons na 54ª edição da Feira do Livro Infanto-Juvenil de Bolonha, a feira com mais prestigio do mundo na área de literatura infantojuvenil.  “O caminho do Marwan” narra à jornada de Marwan, uma criança de quatro anos, fugindo da guerra e da fome. “A historia do livro é real. Tive a ideia de escrever a publicação a partir do momento que li na internet notícias de Marwan, um menino sírio, refugiado de quatro anos que foi encontrado andando sozinho pelo deserto na fronteira da Síria com a Jordânia em 2014. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), Marwan se perdeu da sua família enquanto fugiam dos ataques no país. Ele foi encontrado por uma equipe da ONU arrastando uma sacola de plástico com poucos pertences. Em um primeiro momento, imaginaram que o menino estava só. No entanto, descobriram que ele fazia parte de um grande grupo de refugiados e se perdeu. Na época, a ONU publicou uma foto de Marwan na internet e ela correu o mundo. O menino teve sorte e depois de cruzar a fronteira, reencontrou sua mãe”, explica Patricia de Arias.

Já Talita Abreu, que se dedica à arte em todas as suas formas desde criança, nasceu no Rio de Janeiro, mas fixou residência em Resende. No Observatório, ela apresentará os livros “Sketchbook custom”; e “Histórias infantis para todos”.

Enquanto que Martha Carvalho Rocha, que é amante da literatura desde a década de 1970, falará sobre doze obras de sua autoria, onde ela aborda temas como a história de Resende, biografias de famílias, e o dia a dia, e muitos outros assuntos.

Deixe um Comentário