Escritor disponibiliza livro capítulo a capítulo, em site de notícias

0

Quem nunca ouviu nos folhetins publicados em jornais ou revistas?! O folhetim é uma narrativa literária que transita entre o romance e a prosa de ficção, publicado em periódicos e, no Brasil, fez enorme sucesso na segunda metade do século XIX e início do século XX. Os capítulos publicados, geralmente um a cada edição, despertavam o interesse dos leitores que se mantinham fiéis a determinado periódico, comprando-o a cada edição, para não perder o próximo capítulo da história. Isso soa familiar?! Pois é, o conceito de novelas vem justamente da ideia do folhetim.

E, em tempos de Internet e redes sociais, onde as informações estão cada vez mais curtas, diretas e objetivas, o escritor e jornalista Eusébio Dornellas resolveu inovar, ou melhor, resolveu resgatar o conceito dos folhetins, só que ao invés de publicar os capítulos do seu romance “Labirintos: a eterna busca do ser” em um jornal impresso, ele optou por um site de notícias, o Itaperuna News.

“Na verdade, nós fizemos uma aposta no perfil do leitor do site e fomos justamente na contramão dos textos rápidos e sucintos. O site reservou um espaço para contar histórias e prestigiar os amantes da leitura. Os capítulos foram postados durante três meses e já alcançou mais de 5 mil visualizações”, comemora o escritor, que é também o editor responsável pelo site.

O romance revela a história do famoso poeta russo, Nikolai Andreiev, que tem a sua vida contada por um misterioso narrador, que utiliza a linha temporal para expor as mazelas humanas, através da saga do poeta no decorrer de longos anos. Amor e ódio, morte e vida, fome, luxúria, a criação do universo, são alguns motivos de discussões entre narrador e personagem.

O desnudamento do ser humano é provocado por um viés imaginário que reflete o corre-corre do mundo em que vivemos. Personagem e narrador são tão inflamados em seus debates, que no vigésimo nono capítulo, um deles poderá ser assassinado pelo outro. E, aí, vem a grande virada do romance. Como se termina uma história de trinta capítulos sem o narrador ou sem o personagem principal?

“Uma das questões mais interessantes do livro é que o narrador é um ser vivo, porém, não é um ser humano. O universo que rodeia personagens e narrador fica ainda mais fantástico nos últimos capítulos, quando o leitor percebe que o tapete foi puxado de seus pés”, brinca Eusébio, que há uns anos, produziu o livro de forma independente e vendeu todos os 500 exemplares.

Feliz pelos resultados alcançados, o jornalista contou o motivo que o levou a disponibilizar o livro em capítulos no site e falou sobre planos futuros.

“Como fiz apenas 500 exemplares, muitas pessoas me questionavam quando iria preparar uma segunda edição. Foi aí que resolvi disponibilizar no site. E, para tornar a dinâmica interessante, decidi publicar o livro em capítulos, separadamente. Estou feliz com o resultado e acredito que possamos alcançar um número mais expressivo. Sobre o futuro, é provável que eu disponibilize o romance ‘O beijo dos anjos’ e o infanto-juvenil ‘O pontapé inicial para a vida’ também no site. Fica ainda, aquela expectativa de conseguirmos uma grande editora que aposte no romance. É provável, que eu venha a escrever outro livro, desta vez, rascunhando diretamente no site, aproveitando essa troca de energia com os internautas”, finaliza o escritor.

Deixe um Comentário