PARATY
O Ministério da Cultura divulgou no final de novembro a lista das obras aprovadas no Prêmio de Incentivo à Publicação Literária – 200 anos da Independência. Ao todo, foram selecionadas 25 obras sobre o tema, tendo recebido cada uma aporte de R$ 40 mil.
A lista é encabeçada por Ovídio Poli Junior, escritor paulista radicado em Paraty, e idealizador da Off FLip, que recebeu a maior nota (48 pontos) com o livro Chronica da Independencia do Brazil (em seus 200 anos), seu livro de estreia em poesia.
De acordo com o escritor, a obra será ilustrada por Olga Yamashiro e publicada ainda este ano. A lista completa dos contemplados está disponível em https://bit.ly/2RK7b2r. “É um livro que reúne o que chamo de poemas-crônica, com vários deles tendo Lisboa, Paraty, Ouro Preto e Rio de Janeiro como cenário. Nos poemas, faço uma transposição entre várias épocas e lugares, mencionando figuras históricas e personagens do cotidiano, tentando mostrar que a nossa independência ainda está por se fazer”, diz Ovídio.
EDITAL
O objetivo desse edital é promover, valorizar e difundir a literatura brasileira e a circulação de autores, com ênfase na bibliodiversidade, estimular a formação de leitores e práticas de leitura, além de difundir, promover e incentivar produções literárias que abordem de forma livre a temática do Bicentenário da Independência do Brasil.
Foram selecionadas 25 obras literárias inéditas dentro da temática, cada uma contemplada com o valor de R$40 mil.