RESENDE
O prefeito Diogo Balieiro Diniz (Democratas) disse sexta-feira, dia 28, que a área da educação tem recebido investimentos visando melhorar o dia a dia de alunos e professores. Entre as ações desenvolvidas no setor nos últimos dois anos, estão: o programa Revitaliza Resende, que está mudando a estrutura das escolas e creches; a reformulação da merenda escolar com a implantação de um cardápio mais nutritivo; a abertura de novas vagas em creches, atendendo a uma antiga reivindicação da população; e a distribuição de uniformes e materiais escolares e esportivos aos alunos, além da valorização dos profissionais da educação, que são os grandes responsáveis pela qualidade do ensino oferecido aos mais de 14 mil estudantes da rede.
Com os investimentos, este ano a cidade não só conseguiu atingir, como também superar, a meta do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), estabelecida pelo Ministério da Educação para as séries iniciais (4º e 5º ano do Ensino Fundamental). A meta proposta pelo Ministério era de 5.6 e Resende alcançou 5.8, dois pontos acima. Os bons resultados não pararam por aí. Das 18 escolas do 1º ao 9º ano avaliadas, 13 atingiram a meta, 10 superaram o índice proposto e, dentro deste universo, oito tiveram desempenho igual ou superior a 6.0, entre elas a Escola Municipal Francisco Quirino Diniz, que alcançou o índice de 7.0 – o maior da rede, bem acima da meta prevista para a escola, que era de 5.4.
Para o prefeito Diogo os investimentos que estão sendo feitos no setor estão dando certo, pois estão recolocando a educação no seu devido lugar. “Não temos dúvidas de que, investindo no bem estar e na educação de nossos mais de 14 mil alunos, estamos investindo também no futuro da nossa cidade. Por isso, iniciamos este trabalho logo nos primeiros meses de nossa gestão e os resultados já começaram a aparecer”, disse o prefeito.

Desde o início do atual governo até agora, doze unidades escolares foram totalmente reformadas, revitalizadas e ampliadas-Carina Rocha/PMR
UNIDADES REVITALIZADAS
Criado para trazer vida nova a diversos equipamentos urbanos, como parques, praças e unidades de saúde, o Revitaliza Resende também está transformando escolas municipais, que deixaram para traz o jogo de cores tradicionais para ganhar desenhos coloridos, mensagens de confiança, respeito e solidariedade, além de um ambiente mais criativo e adequado para o aprendizado escolar.
Desde o início do atual governo até agora, doze unidades escolares foram totalmente reformadas, revitalizadas e ampliadas através do programa, sendo que 11 delas já foram entregues aos seus verdadeiros donos: os estudantes, professores e funcionários. Entre os serviços executados nos prédios, estão a substituição dos pisos, que já estavam velhos, manchados ou quebrados, a recuperação dos telhados, a revisão das instalações elétricas e hidráulicas, a troca de lâmpadas, janelas e portas, e a realização de serviços de pintura.
Com a revitalização das unidades foi possível abrir, este ano, 257 novas vagas em creches em Resende, sendo que este número será ampliado no início do próximo ano para 336, com a abertura de mais 43 vagas na Dona Lili e 36, na São Vicente.

Investimentos fizeram Resende superar meta do IDEB estabelecida pelo Ministério da Educação para as séries iniciais do ensino fundamental-Carina Rocha/PMR
VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Para alcançar todos os resultados positivos obtidos até agora, a Prefeitura de Resende também investiu na valorização dos profissionais, voltando a pagar benefícios que estavam suspensos desde 2013, como adicionais de qualificação, vantagens pecuniárias e auxílio ensino, entre outros direitos. No total, quase mil profissionais já foram beneficiados. Para obter os recursos e pagar os direitos dos educadores, a Secretaria de Educação implantou uma política de austeridade e suspendeu contratos considerados desnecessários, chegando a uma economia de mais de R$ 5,3 milhões.
1 Comentário
E to orando pra te vaga pro meu filho em uma crecha mas nem uma tem só jesus pq tá difícil leva ele na esperança de te vaga e sai frustrada de la mas pra mim que não tenho condições