SUL FLUMINENSE
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, 12 unidades escolares com 1.494 alunos das escolas estaduais na cidade de Angra dos Reis e uma unidade com 96 alunos em Porto Real, retornaram às aulas está semana. Todos os alunos seriam as turmas da 3ª série do Ensino Médio, nas modalidades regular, técnico e de Educação de Jovens e Adultos (EJA – Fase IV).
A secretaria informou que o Governo do Estado destinou o reforço de R$ 9 milhões para cerca de 1,2 mil escolas estaduais para a compra de materiais para prevenção a Covid-19. Os espaços das instituições foram adaptadas para promover o distanciamento social, de no mínimo 1,5m, além disso, as unidades estão disponibilizando equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas e face shield para funcionários, também máscaras para servidores e alunos. Também foram adquiridos dispensers para álcool gel 70% e tapetes higienizadores.
No momento, são 13 municípios que retomaram as aulas presenciais, somando 522 unidades escolares no estado. São eles: Angra dos Reis; Duque de Caxias; Itaboraí; Magé; Mesquita; Natividade; Nilópolis; Niterói; Porto Real; Rio de Janeiro; São Gonçalo; Seropédica e Sumidouro.
RETORNO PARA ENSINO REMOTO
No final do mês de outubro, uma escola estadual de Itatiaia com 166 alunos e três de Barra do Piraí, totalizando 266 alunos, retornaram as aulas presenciais, porém, na primeira semana do retorno, devido a publicação de um decreto municipal das prefeituras de ambas as cidades, as aulas retornaram para o ensino remoto. No total são 432 alunos matriculados em escolas estaduais dos dois municípios, cursando a terceira série do Ensino Médio ou EJA. Segundo informações, menos da metade dos alunos matriculados nas escolas optaram e compareceram no retorno presencial.
A Prefeitura de Piraí informou em nota que a não retomada das aulas presenciais nas escolas estaduais localizadas no município deve determinação no Decreto 5.240, seja em escolas municipais, estaduais ou particulares, até a data de 31 de dezembro. “Essa decisão foi tomada em virtude da grande preocupação do Poder Executivo Municipal de que as aberturas das unidades escolares pudessem promover um aumento no número de casos de Covid-19 em Piraí e região e, com o intuito de preservar e priorizar a vida e a saúde da população”, informou.
De acordo com eles, a referida decisão foi discutida com representantes da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Estado de Educação e que todos os envolvidos chegaram ao consenso de que a tal medida, naquele momento, era o melhor para preservar a integridade e a saúde, tanto dos alunos, quando de seus familiares.
Já a Prefeitura de Itatiaia informou que o retorno às aulas à distância, ocorreu devido a determinação do Decreto 3.420, nas redes pública e privada de ensino, sem prejuízo da manutenção do calendário recomendado pelo Ministério da Educação, bem como as atividades das unidades esportivas, podendo ser prorrogadas mediante análise do Gabinete de Enfrentamento à Covid-19.