Escolas da rede municipal de Resende trabalharão Semana de Incentivo ao Uso Sustentável de Água

0

RESENDE

Já está em vigor em Resende uma lei de autoria do vereador Jorge Luis Pinto Ferreira, o Jorginho (PRB), que institui na rede municipal de ensino a Semana de Incentivo ao Uso Sustentável de Água. A comemoração, que deverá ser promovida anualmente ao longo de sete dias, será a partir do dia 22 de março, quando é comemorado o Dia Mundial da Água.

“É importante conscientizar as novas gerações a respeito da necessidade de cuidar do meio ambiente. Vale ressaltar que crianças e jovens são agentes multiplicadores dessas informações, contribuindo para levá-las também às suas famílias e ao seu círculo de amizade”, comentou o vereador.

Segundo a lei, deverão ser ministradas nas escolas palestras, oficinas e seminários sobre o uso sustentável da água. Para o vereador, a medida irá ajudar a difundir a cultura da preservação da água, evitando o desperdício, a poluição e discutindo formas de reaproveitamento desse recurso.

De acordo com relatório da ONG World Resources Institute (WRI), entre 1961 e 2014, a taxa global de retirada de água, ou a quantidade de água doce extraída de fontes subterrâneas e superficiais, aumentou 2,5 vezes, e habitantes de quase 400 regiões do planeta já estão vivendo sob condições de “extremo estresse hídrico”. Dados da ONG dão conta de que a demanda por água para irrigar plantações mais do que dobrou nos últimos 50 anos e a irrigação responde por cerca de 67% da água consumida a cada ano.

As indústrias, por sua vez, consumiram três vezes mais água em 2014 do que em 1961 e agora respondem por 21% do total da utilização do recurso. Em paralelo, as famílias respondem por 10% das retiradas de água, representando um aumento de mais de seis vezes em relação a 1961.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !