Escola Júlio Verne recebe edição do Resende Cidadã neste sábado

0

RESENDE

A primeira edição do ano 2020 da ação social ‘Resende Cidadã’ será promovida neste sábado, dia 7, na Escola Municipal Júlio Verne, na Rua Eurídice Paulina de Almeida, no bairro Vicentina II. O evento, que acontecerá entre 9 e meio-dia, é desenvolvido pela prefeitura por meio da Diretoria de Direitos Humanos, ligada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. A ação, que ocorre uma vez por mês, visa oferecer atendimentos públicos gratuitos e atrativos de cultura e lazer. Uma das finalidades é estimular o exercício da cidadania nas comunidades em situação de vulnerabilidade social ou com dificuldade de acesso a bens e serviços públicos.

Esta edição terá como diferencial a oficina de produção de sabão ecológico para uso doméstico. A novidade faz parte do trabalho de produção inclusiva desenvolvido nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social da cidade, que tem como objetivo capacitar os usuários para a geração de renda. A programação contará com aulão aberto do projeto Melhor Idade + Ativa, da Secretaria de Esporte e Lazer, previsto para começar às 9h30min. Às 10 horas, haverá apresentação de judô, da Secretaria de Esporte. A partir de 10h30min, terá contação de histórias, realizada pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM) – por meio da Biblioteca Pública Dr. Jandyr César Sampaio, em um cantinho especial para as crianças. Às 11 horas, será a apresentação da fanfarra da Comjuver (Corporação Musical Júlio Verne).

O cronograma ainda inclui orientação jurídica fornecida pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Faculdade Estácio de Sá. Já a Fundação Leão XIII participará com a gratuidade de certidões e carteiras de identidade. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Região Médio Paraíba II marcará presença. Também faz parte da programação o projeto de incentivo à leitura ‘Árvore do Saber’, da Casa da Cultura. Uma equipe da Atenção Básica de Saúde estará presente com aferição de pressão arterial, medição de glicemia, orientações e campanhas.

Segundo a diretora de Direitos Humanos, Emanuele Dalpra, a ação, antigo ‘Balcão de Direitos’, passou por reformulação em 2019, e já está em sua oitava edição. “A primeira edição aconteceu em março do ano passado, no Parque Coophasul, no bairro Cidade Alegria, e foi um grande sucesso. A reestruturação foi necessária para aumentar o número de serviços oferecidos e repaginar a ação para valorizar a questão da cidadania. O ‘Balcão de Direitos’ englobava basicamente ações da Saúde e da Assistência Social. Atualmente, temos aproximadamente 30 parceiros articulados, entre serviços públicos municipais e estaduais, setores privados e organizações da sociedade civil, e estamos ampliando a programação cada vez mais”, lembrou.

No projeto ‘Resende Cidadã’ estarão envolvidos os seguintes parceiros, órgãos e serviços municipais: Cras Lavapés; Niam (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher); Coordenadoria da Mulher; Seas (Serviço Especializado de Abordagem Social); Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua); Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); Caps ad (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e Outras Drogas); Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil); Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); Ouvidoria da Prefeitura; Ceja (Centro de Educação de Jovens e Adultos); e CadÚnico (Cadastro Único).

Deixe um Comentário