BARRA MANSA
A Secretaria Municipal de Administração e a Subsecretaria de Gerenciamento de Projetos e Inovação (SubGePI) de Barra Mansa deram início, na manhã desta terça-feira, dia 2, às atividades da nova Escola de Gestão Pública. A iniciativa integra o planejamento estratégico da administração e tem como foco a formação contínua dos servidores, por meio de ações voltadas ao acesso à informação e à troca de ideias que impactem diretamente o trabalho no serviço público.
A atuação da escola começou com uma formação realizada em parceria com a Comissão Permanente de Ética Pública, abordando o tema “Convivência Positiva no Serviço Público”, escolhido em conjunto com a Procuradoria Geral do Município (PGM). A atividade ocorre no Parque Natural de Saudade e deve atender 442 servidores municipais, previamente inscritos, distribuídos em duas turmas diárias, de terça a sexta-feira.
Em cada turma, a Comissão Permanente de Ética Pública apresenta conteúdos e promove discussões sobre ética e boa conduta no ambiente de trabalho, abrangendo princípios e deveres que devem nortear a atuação dos servidores. A proposta é estimular a reflexão sobre as práticas cotidianas e sobre como atitudes individuais podem influenciar, positiva ou negativamente, o ambiente profissional.
De acordo com o subsecretário de Gerenciamento de Projetos e Inovação, Marcus Barros, a criação da Escola de Gestão Pública ocorre em meio ao processo de transformação digital do município. “Nosso prefeito Furlani tem colocado como prioridade o desenvolvimento e o vanguardismo de Barra Mansa em várias áreas, incluindo a formação dos gestores. Já tivemos recentemente a implantação do SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e do aplicativo Governo Presente, para aproximar o munícipe dos serviços públicos, e a Escola de Gestão Pública chega agora para capacitar os servidores de forma contínua. Nosso objetivo é atender às expectativas de dentro e de fora da prefeitura”, destacou.
A diretora da Escola de Gestão Pública, Mariana Ribeiro, ressaltou a relevância do tema escolhido para abrir as atividades do novo espaço.
“Nós iniciamos com a formação ‘Convivência Positiva no Serviço Público’ porque entendemos que a qualidade do trabalho desenvolvido pelo servidor passa, principalmente, pela qualidade do ambiente em que ele está inserido. Um ambiente profissional saudável, ético e pautado no respeito é fundamental para que um bom trabalho seja realizado”, afirmou.
Para o presidente da Comissão Permanente de Ética Pública, Joel Valcir Pereira, a parceria com a Escola de Gestão é um passo importante para fortalecer práticas saudáveis no serviço público. “Durante esta semana estamos abordando a convivência positiva, discutindo temas como a boa conduta no dia a dia profissional e as diferentes formas de discriminação, além do assédio moral e sexual no trabalho. É fundamental que o servidor se sinta bem, seguro e consciente de estar em um ambiente saudável, onde todos possam cumprir suas funções com satisfação e alegria, sem qualquer forma de desrespeito”, concluiu.
Ao final das atividades, a Comissão de Ética divulga os canais de denúncia disponíveis para os servidores: atendimento presencial na Ouvidoria Geral (2º andar do Centro Administrativo Municipal); telefone e WhatsApp (24) 3029-9018; e-mails: [email protected], e [email protected], além do site oficial.