Escola de Barra Mansa dá início a projeto que visa resgatar valores culturais e históricos

0

Com o objetivo de despertar o conhecimento acerca da história e cultura da cidade, a direção da Escola Municipal Independência e Luz; localizada na Rua Amélia Furtado do Vale, no bairro Vale do Paraíba, desenvolveu o projeto “Barra Mansa e Eu”, que envolve cerca de 420 alunos, professores e funcionários da escola. O projeto conta ainda com a participação do gerente de Patrimônio Cultural da Fundação Cultura Barra Mansa, Nikson Salen, e também do Grêmio Barra-Mansense de Letras (Grebal), através da escritora natural da cidade, Eliana Neri. A abertura do projeto acontecerá hoje, às 8 horas, e amanhã às 14 horas, com a exposição de fotos sobre o município.

De acordo com o professor de música, Giliade Lima, será desenvolvido ao longo do ano letivo sendo culminado no dia 21 de setembro durante a IV Mostra Pedagógica das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Barra Mansa. Ele contou que a ideia do projeto surgiu no final de 2016, quando perceberam a falta de identidade de alguns alunos com a cidade. “O projeto começou a ser pen

sado no final do ano passado, quando percebemos que, mesmo nossa escola estando inserida dentro do Município de Barra Mansa, nossos alunos não se sentiam parte da cidade, se referiam a Barra Mansa como algo muito distante”, comento Giliade, destacando outro ponto que fez com que o projeto saísse do papel.

“Outro ponto, foi a dificuldade que alguns professores encontraram em trabalhar a história da cidade pela falta de acervo em nossa escola. Foi ai que tivemos a ideia de montar o nosso próprio acervo. Em discussão com professores, pais de alunos e funcionários, percebemos que não conhecemos de fato a nossa cidade, e nos perguntamos. Quem são nossos escritores? Nossos artistas? Conhecemos os pontos culturais da cidade? Mediante esses questionamentos nasceu o projeto: “Barra Mansa e Eu”, comentou.

Ainda de acordo com o professor, além de criar uma identidade, aproximar os alunos da sua cidade, mostrar a eles a história da cidade, o projeto visa resgatar a cultura e os valores históricos da cidade. “A equipe pedagógica da escola, que tem como diretora geral a professora Roseli Soares dos Reis, pensou, entre muitos aspectos. Entre eles valorizar a história de cada um; estimular a criatividade e a interação entre os alunos; conhecer os principais pontos turísticos da cidade de Barra Mansa; compartilhar experiências e usufruir das produções artísticas e culturais disponíveis na cidade; valorizar os artistas locais e a diversidade cultural; apresentar os atletas, músicos, escritores e artistas locais”, resumiu o professor Giliade.

Deixe um Comentário