RESENDE
As equipes de robótica das escolas municipais Maria Dulce Freire Chaves e Noel de Carvalho destacaram-se nas competições regionais e estão prontas para brilhar no Campeonato Nacional de Robótica, que ocorrerá em Vila Velha (ES), de 13 a 15.
A equipe Little Fish Lego, da Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves, conquistou o segundo lugar na etapa regional. O projeto de uma horta hidropônica, inspirado por um produtor local, integra soluções sustentáveis no cotidiano escolar, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Além do reconhecimento regional, a equipe de Maria Dulce trabalha com foco na erradicação da fome, desenvolvendo robôs capazes de realizar missões em um tapete que simula uma cidade sustentável. Os estudantes contam com o apoio de material e professores capacitados pelo SESI, nas escolas Noel de Carvalho, Maria Dulce Freire Chaves, Maria de Assis Barbosa e Geraldo da Cunha Rodrigues.
Novos Kits de Robótica para Escolas Municipais
Para fortalecer ainda mais os projetos, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria de Educação, adquiriu novos kits de robótica para seis escolas: Professor Carlinhos, Noel de Carvalho, Maria Dulce Freire Chaves, Maria de Assis Barbosa, Geraldo da Cunha Rodrigues e Esther Politi.
Essa iniciativa reforça o compromisso com a inovação no ambiente escolar e a participação ativa do município em competições regionais e nacionais de robótica. Os novos equipamentos se somam ao laboratório já existente, em parceria com a ArcelorMittal e oficinas de Robótica Educacional em colaboração com o SESI.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz enfatizou a importância do projeto, destacando que ele permite aos alunos desenvolverem habilidades em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além de abordar temas globais como os ODS da ONU. “Com a chegada desses novos kits, fortalecemos a educação de Resende e preparamos nossos alunos para os desafios do futuro”, afirmou.